Rondônia, quinta-feira, 21 de novembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Domingo, 10 de Abril de 2016 - 19h54

Jovem com suspeita de H1N1 morre em Vilhena

Da Redacao


O diretor do Hospital Regional de Vilhena, Faiçal Akkari, confirmou que um paciente com suspeita de H1N1 e que estava internado há oito dias na Unidade de Terapia Intensiva- UTI morreu neste domingo. Todas as medidas possíveis foram realizadas, mas ela não resistiu após 8 dias na UTI. A amostra do sangue foi colhida e encaminhada para o instituto Adolfo Lutz em São Paulo e deve chegar em menos de dez dias o resultado.

Ao RONDONIAGORA, Akkari confirmou que pela manhã o tio da jovem que faleceu, deu entrada no HR de Vilhena com sintomas de gripe. Ao todo são quatro pessoas da mesma família suspeita de H1N1 internadas no HR, aguardando a chegado dos exames encaminhados para análise.

Medidas de prevenção

Akkari deixou claro que não há surto em Vilhena, estamos informando e alertando as pessoas justamente como prevenção.

“Tomamos algumas medidas como direção, durante esse período vamos restringir as visitas por paciente, só ficará com acompanhante quem realmente tem grande necessidade, e por enquanto não haverá as visitas ecumênicas no HR. Vamos evitar aglomerações, venham ao Regional por extrema necessidade, em Vilhena temos as Unidades Básicas de Saúde em vários bairros e todas elas têm diariamente médicos atendendo”.

Ele disse ainda que há um bom um estoque de medicação, (Tamiflu) na farmácia do hospital”.

 O diretor ainda comentou que a principio a vacinação em Vilhena começa no dia 30 abril em todas as UBS. “Vamos conversar com as autoridades competentes pelo repasse da vacina, e confirmar se existe a possibilidade de antecipar a vacinação da H1N1 em Vilhena. Vamos fazer uma tentativa, porque a vacina é de responsabilidade do governo federal”, frisou diretor do HR.

O RONDONIAGORA realizou uma pesquisa em diversas farmácias na cidade e praticamente todas elas confirmaram que a princípio não terão a vacina da gripe para vender esse ano.

Sintomas

Os sintomas da H1N1 são bem semelhantes aos sintomas de uma gripe comum são: tosse seca, febre alta em geral acima de 38º C, dor de cabeça, cansaço, dores no corpo e dificuldades respiratórias. Uma vez transmitido o vírus os sintomas levam de três a sete dias para se manifestar.

Prevenções e orientações

Quem estiver gripado a orientação é evitar locais de grandes aglomerações. Abrir bem as janelas. Colocar a mão na boca ao espirrar ou tossir. Lavar bem as mãos com sabão e se possível sempre em seguida usar álcool gel.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/jovem-com-suspeita-de-h1n1-morre-em-vilhena)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions