Rondoniagora.com

Rondônia, 03 de Outubro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Cidades

Jovens são público-alvo da campanha de combate à Aids

Terça-feira, 30 Novembro de 2010 - 10:15 | RONDONIAGORA


Amanhã, 1° de dezembro, vários países comemoram o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Em Ji-Paraná, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), seguindo orientação do Ministério da Saúde, vem desenvolvendo um trabalho de divulgação da data desde o dia 16 deste mês, com a capacitação de alunos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens - ProJovem e de dois cursos técnicos de enfermagem, além de acadêmicos do curso de Enfermagem do Ceulji-Ulbra, para levar, durante toda esta semana, palestras sobre a prevenção da Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis a alunos do ensino médio de escolas estaduais.

A idéia de trabalhar com alunos do ensino médio, segundo Maiza Ereira Aguiar, diretora do Serviço de Assistência Especializada em DST/HIV/Aids da Semusa, surgiu a partir da faixa etária escolhida para público-alvo da campanha de luta contra a Aids deste ano, que é de jovens, homens e mulheres, entre 15 e 24 anos.

A escolha do Ministério da Saúde levou em consideração dados comportamentais como o maior número de parceiros casuais dos jovens em relação aos não-jovens e o alto índice de jovens que declaram não usar preservativos em todas as relações sexuais.

Além das palestras e a distribuição de preservativos nas escolas, a equipe técnica do SAE, com participação de alunos dos cursos técnicos e acadêmicos de enfermagem, realizarão pit stop no centro da cidade, amanhã, e o teste rápido para HIV.
De hoje até a próxima sexta-feira, o SAE pretende visitar sete escolas estaduais no município, inclusive a escola Cel. Jorge Teixeira, no Distrito Nova Londrina.

Tema

O tema da campanha de luta contra a Aids este ano é: “O preconceito como aspecto de vulnerabilidade ao HIV/Aids”. Os objetivos da campanha, segundo o Ministério da Saúde, são a desconstrução do preconceito sobre as pessoas que vivem com o HIV/Aids e a sensibilização dos jovens sobre comportamentos seguros de prevenção.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News