Rondônia, sábado, 31 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Quarta, 11 de Março de 2015 - 14h34

Judiciário combate a violência contra criança e adolescente com "Diálogos"

RONDONIAGORA


Para proteger crianças e adolescentes vítimas de violência intrafamiliar, a Justiça de Rondônia desenvolve o projeto “Diálogos”, cuja proposta é a conscientização dos agressores por meio de reuniões periódicas orientadas por profissionais do núcleo psicossocial do 2º Juizado da Infância e Juventude. A participação dos pais ou responsáveis é determinada em audiência, por intermédio de transação penal, ou seja: ao invés de sentenças que desagreguem ainda mais as famílias, o juízo dá a chance de se buscar as causas da violência e alternativas para a pacificação.

Os pais e responsáveis responsabilizados criminalmente deverão frequentar cinco reuniões quinzenais, com duração de dois meses e meio, certificados pela equipe técnica do juizado. A proposta é estabelecer uma melhor comunicação com as famílias na busca de solução de conflitos no ambiente doméstico e contribuir para que elas possam disciplinar e estabelecer limites às crianças sem uso da violência.

“Para o judiciário, este trabalho é um grande desafio, pois possibilita um novo olhar para as questões que envolvam conflitos familiares. Busca-se, assim, romper com práticas eminentemente punitivas, mera aplicação da lei, propiciando uma discussão sobre alternativas de educação para filhos e filhas, livre da violência”, explica Denise Campos, assistente social do Poder Judiciário.

Próxima reunião

Nesta sexta-feira, dia 13, na sede da Escola da Magistratura, ocorrerá mais reunião do projeto “Diálogos”, grupo iniciado no dia 13 de fevereiro.

Estatística

Atualmente 792 processos criminais que tramitam no 2º Juizado da Infância e da Juventude de Porto Velho. A maioria é de crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes e estupro de vulnerável. Pode ser tanto de origem infrafamiliar quanto externa.

Os casos de violência física, negligência e violência psicológica, chegam em menor número à justiça e são registrados como ‘termo circunstanciado’. São esses casos que são encaminhados para o Diálogos, com determinação judicial.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions