Rondônia, sexta-feira, 23 de agosto de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Terça, 16 de Setembro de 2014 - 08h04

Judiciário de Rondônia inicia atendimento itinerante no Vale do Guaporé

TJ-RO


Parte de Guajará-Mirim, nesta segunda-feira, 15/9, a embarcação que levará atendimento com serviços da Justiça de Rondônia às comunidades da região do Vale do Guaporé, formada por populações tradicionais, como descendentes de indígenas e remanescentes quilombolas. A Operação Justiça Rápida Itinerante permanece na região até o próximo dia 19.

É justamente para expandir, cada vez mais, esse tipo de atendimento jurisdicional, como este feito às comunidades ribeirinhas, que a Corregedoria-Geral da Justiça atua em parceria com as comarcas de Guajará-Mirim, Costas Marques, São Francisco do Guaporé, Alta Floresta do Oeste e Cerejeiras, com a disponibilização de apoio técnico, formação e capacitação de magistrados e servidores. O esforço é para levar até a extensa região do Vale do Guaporé o serviço prestado pelo Judiciário em locais de difícil acesso na comarca de Porto Velho, como nas comunidades ao longo do Rio Madeira.

Vanguarda

“Historicamente, o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia sempre procurou expandir seus serviços jurisdicionais em prol do cidadão”, reafirma o juiz auxiliar da Corregedoria, Johnny Gustavo Clemes. Para ele, essa iniciativa representará mais um avanço, porque serão beneficiadas pessoas que nunca foram atendidas pelo Poder Judiciário.

Triagem em Surpresa

A comarca de Guajará-Mirim realizará a terceira edição da operação no Rio Guaporé; nos dias 15, 16 e 17 de setembro deste ano, uma equipe da Operação Justiça Rápida Itinerante, coordenada pela juíza Juliana Paula Silva da Costa Brandão, titular da 1ª Vara Criminal e diretora do fórum de Guajará, fará atendimento, selecionando e agendando os casos na Escola municipal São Judas Tadeu, situada no distrito de Surpresa. A localidade fica distante 250 Km da Comarca de Guajará-Mirim. O acesso à comunidade é por meio fluvial, levando em torno de 12 horas para chegar ao local. Os casos agendados serão decididos em audiência de conciliação nos dias 18 e 19 do mês de setembro.

Mapeamento

Com essas primeiras atuações na área ribeirinha da Comarca de Guajará-Mirim, projeta-se realizar um mapeamento de um contingente existente nas demais localidades que ainda não foram atendidas pela Justiça Rápida, como o Vale do Mamoré; dependendo da demanda levantada será, futuramente, definida a conveniência de atuação, assim como a frequência da justiça nessas localidades.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/judiciario-de-rondonia-inicia-atendimento-itinerante-no-vale-do-guapore)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions