Rondônia, quarta-feira, 17 de julho de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Quinta, 04 de Abril de 2013 - 14h07

Judiciário mantém condenação por furto qualificado

TJ-RO


Condenado a 2 anos de reclusão pela prática do crime descrito no art. 155, § 4º, I e II, do Código Penal (furto qualificado por escalada e arrombamento de obstáculo), Miqueias Pereira da Silva entrou com recurso de apelação contra a decisão do Juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de Ji-Paraná e teve seu recurso negado pelos desembargadores da 2ª Câmara Criminal do TJRO.

Dos fatos

Consta na denúncia que, em junho de 2012, Miqueias escalou o muro de uma residência, arrombou a janela e furtou vários objetos e uma quantia de 570 reais, em espécie. O réu, em versões contraditórias, negou o cometimento do crime e afirmou ter encontrado a mochila com os objetos furtados abandonados perto de um poste por uma outra pessoa. Porém, com declarações da vítima lesada e de vizinhos, ao terem observado um indivíduo com as características de Miqueias em frente a residência da vítima e posteriormente de posse dos pertences furtados, coincidindo com o depoimento de um policial militar que serviu como testemunha, a explicação do acusado não merece credibilidade.

A sentença proferida pelo Juízo da 1ª Vara Criminal da comarca de Ji-Paraná condenou o réu à pena de 2 anos de reclusão, a ser cumprida em regime inicial aberto, e 10 dias-multa.

Em recurso de apelação, a defesa argumentou que as provas são insuficientes para sustentar a condenação, e, por isso, com base no art. 386, VII do Código Penal, pediu a absolvição.

Furto qualificado

O crime de furto, descrito no art. 155 do Código Penal, é considerado qualificado quando cometido com destruição ou quebra de obstáculo, com abuso de confiança ou mediante fraude, escalada ou destreza, com o emprego de chave falsa ou mediante concurso de duas ou mais pessoas, de acordo com o parágrafo 4º do mesmo artigo. Nesses casos, a pena é maior do que a aplicada ao furto simples, pois considera-se que o agente possui caráter corrompido e de maior perigo.

Decisão

O Judiciário decidiu que as provas levadas ao processo são fortes e suficientes para sustentar a condenação, mediante os depoimentos da vítima e testemunhas, e o reconhecimento dos objetos furtados recuperados somados às demais provas (fotografias de marcas na parede e do arrombamento na janela da residência), ao contrário do que afirmou a defesa. Com isso, o recurso de apelação foi negado.

Apelação 0007402-17.2012.8.22.0005

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/judiciario-mantem-condenacao-por-furto-qualificado)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions