Rondoniagora.com

Rondônia, 18 de Agosto de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Cidades

Judiciário promove curso preparatório para adoção em Colorado

Quinta-feira, 01 Novembro de 2012 - 08:54 | TJ-RO


O Poder Judiciário de Rondônia realizou na comarca de Colorado do Oeste o primeiro curso de preparação para a adoção, que passou ser requisito obrigatório para encaminhamento do processo de inscrição para quem deseja adotar uma criança. Segundo o juiz titular da vara da infância e da juventude, Cristiano Gomes Mazzini, a realização da formação atende às recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O curso da comarca em Colorado do Oeste está de acordo com as prerrogativas da Lei da Adoção nº 12.010, que introduziu novas exigências aos pretendentes à adoção, como a de um período de preparação psicossocial e jurídica, orientado pela equipe técnica da justiça da infância e da juventude. Por determinação do juiz Cristiano Mazzini, a equipe do Núcleo Psicossocial da comarca de Colorado, em parceria com o NUPS da comarca de Cerejeiras, com o apoio da administração do Fórum, realizou o curso preparatório apresentou para a Adoção para prestar informações adicionais, fortalecendo os pretendentes à adoção de crianças e adolescentes.

Segundo a assistente social Eliete Ferreira, do NUPS de Colorado, é comum nos pretendentes à adoção buscar o "filho ideal", por isso a importância de participar do curso preparatório, onde é uma oportunidade única para dirimir muitas duvidas, fantasias e mitos referentes à adoção, e isto aos poucos será trabalhado, ampliado, refletido e transformado.

Os documentos necessários para inscrição são: Cópia de RG e CPF autenticados, comprovante de residência, comprovante de renda, certidão de nada consta civil e criminal (disponível na página do TJRO ), atestado de sanidade física e mental e, se casado, cópia do registro de casamento ou declaração de união estável.

Importante ressaltar que toda pessoa maior de idade, desde que 16 anos mais velho que o adotando, independente do estado civil, dando entrada no pedido de habilitação, por meio de petição, o requerente será convocado a participar de um curso preparatório de adoção e de avaliação psicossocial, para posteriormente ser incluído no cadastro nacional de adoção. O curso ocorreu na segunda quinzena de outubro.

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News