Rondônia, quarta-feira, 17 de julho de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Quarta, 04 de Setembro de 2013 - 11h48

Judiciário realiza mais de 300 audiências em operação na Ponta do Abunã

Assessoria


Em sete dias de operação, o Poder Judiciário realizou mais de 300 audiências judiciais na Ponta do Abunã, região que compreende o distrito de Nova Califórnia, Extrema, Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã e Abunã. Segundo o coordenador da Operação Justiça Rápida Itinerante, juiz de Direito Johnny Gustavo Clemes, o trabalho é feito em parceria com o Ministério Público de Rondônia, Defensoria Pública, Instituto de Identificação Civil e Criminal. O atendimento na região foi período de 28 de agosto de 2013 e foi concluído nesta terça-feira, 03/09.

Nas audiências foram resolvidos casos de disputa pela posse de bens, retificação de certidões com erros materiais, alimentos e visitas para filhos, cobranças de até 40 vezes o valor do salário mínimo, danos materiais, guarda de menores sem fins previdenciários, divórcio consensual (amigável) e justificação para lavratura de certidão de nascimento. Orientações jurídicas também foram repassadas à população. "É importante que, nos casos complexos que não podem ser resolvidos na hora, as orientações facilitem a vida das pessoas atendidas. Nós identificamos qual a providência a ser adotada, a instituição a ser procurada com indicação de nomes de pessoas e endereços para facilitar a vida do cidadão", afirmou o juiz.

De acordo com o magistrado, é preciso empenho e disposição para levar Justiça aos todos os lugares de Rondônia mesmo com inúmeras adversidades, como o clima, hospedagens, intensidade do trabalho (muitas audiências durante todo o dia, inclusive aos sábados e domingos) e o afastamento dos familiares. "Em algumas localidades as pautas foram mais carregadas e audiências entraram pela noite", pontuou.

Balanço

Todo atendimento ocorreu nas escolas públicas, em salas de aula preparadas pela equipe. No distrito de Nova Califórnia foram feitas 66 audiências. Em Extrema, 144; Vista Alegre do Abunã, 79; Fortaleza do Abunã, 7 e Abunã, 36. A classe com maior número de processos foi a de cobrança, seguido de alimentos, justificação de união estável e divórcio. Um caso que chamou bastante atenção foi de um casal de idosos. Nascidos e criados em Fortaleza do Abunã, eles resolveram oficializar o casamento civil após 52 anos de convivência.

A próxima etapa da operação será com a triagem dos casos que podem ser solucionados pela Justiça Rápida nas localidades de Gleba Rio Pardo (17/9), Jaci-Paraná (18 e 19/9), Nova Mutum (20/9) e União Bandeirantes (21 e 22), nas escolas dessas comunidades. As audiências serão de 15 a 20 de outubro, nos mesmo locais.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/judiciario-realiza-mais-de-300-audiencias-em-operacao-na-ponta-do-abuna)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions