Rondônia, sábado, 20 de julho de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Sexta, 17 de Janeiro de 2014 - 11h27

Justiça é acionada para que município regularize realização de exames em Unidade de Cacoal

MP-RO


O Ministério Público de Rondônia ingressou com ação civil pública, com pedido de liminar e indenizatória por dano causado à sociedade contra o município de Cacoal para regularização do serviço de exame de diagnóstico por imagem (raio-X) na Unidade Mista da cidade. A ação foi ajuizada por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Cacoal, após instauração de inquérito civil público para apurar o não fornecimento dos exames de raio-X na Unidade Mista de Cacoal.

O serviço não vem sendo oferecido desde abril de 2013, após a interdição dos aparelhos de raio-X da Unidade pela Agevisa, sem que até então o município solucione o problema, causando um verdadeiro transtorno à população.

Nesse período, após inúmeras cobranças do próprio Ministério Público, inclusive recomendação formal entregue ao prefeito e ao secretário municipal de Saúde, o município realizou licitação para adquirir novos aparelhos, mas que, por total incapacidade de desembaraço administrativo, até agora não conseguiu instalá-los e não há expectativa concreta de que os serviços sejam restabelecidos.

Na ação, a Promotoria de Justiça pede que o município seja obrigado, no prazo máximo de 10 dias, a tomar todas as providências necessárias (elétricas, técnicas e físicas) para colocar em pleno funcionamento o setor de exame por imagem da Unidade Mista e que seja determinado que o município realize os exames de Raio-X a todos os usuários do SUS que dele necessitem em rede pública ou, na sua falta, e as suas custas, em estabelecimento privado que não seja impedida de contratar com o poder público, observando-se a tabela do SUS, até o limite de R$ 10 mil.

O Ministério Público pede também a aplicação de multa pessoal no valor de R$ 1 mil ao prefeito Francesco Vialleto e ao secretário municipal, Júlio Cesar da Rocha, por dia de atraso no cumprimento da obrigação de fazer ou que sejam determinadas outras medidas necessárias para a efetivação da tutela específica ou obtenção do resultado prático equivalente ao do adimplemento da obrigação.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/justica-e-acionada-para-que-municipio-regularize-realizacao-de-exames-em-unidade-de-cacoal)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions