Rondoniagora.com

Rondônia, 04 de Outubro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Cidades

Leilão de energia de Jirau tem duas datas prováveis, diz Governo

Quinta-feira, 03 Abril de 2008 - 20:37 | RONDONIAGORA.COM


O presidente do presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, afirmou que há duas datas prováveis para a realização do leilão da Usina Hidrelétrica de Jirau, 9 ou 12 de maio.

A usina será construída, no Rio Madeira, em Rondônia e terá capacidade de geração de 1.966 MW.

O presidente da EPE lembrou que o processo do leilão ainda está sob análise do Tribunal de Contas da União (TCU) e revelou que, apesar do “teto” não estar definido, há possibilidade de ficar abaixo dos R$ 122,00 por megawatt-hora.

A usina será construída, no Rio Madeira, em Rondônia e terá capacidade de geração de 1.966 MW.

Tolmasquim descartou qualquer possibilidade de desabastecimento mesmo que a demanda por energia elétrica aumente. Segundo ele, há equilíbrio estrutural até 2010 . “Além disso, temos a biomassa que entrará em 2009 ou 2010. Estamos tranquilos para esse período”, disse.

Ele registrou que o parque gerador de energia está aumentando, o que dá tranquilidade quanto à oferta. Tolmasquim lembrou que o país tem como opção também o parque termelétrico, que, apesar de mais custoso, é uma opção para ocasiões em que há necessidade de economizar água dos reservatórios.

O presidente da EPE também destacou os fortes investimentos em transmissão. “Duplicou a capacidade da conexão do Sul com o Sudeste e aumentou duas vezes e meia o recebimento do Nordeste, Norte, Sudeste e Centro-Oeste. Então, nós temos hoje uma situação que é muito mais fácil de operar”, concluiu. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News