Rondônia, sábado, 17 de agosto de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Terça, 02 de Abril de 2013 - 09h17

Liminar garante permanência de conselheiros tutelares

MP-RO


O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Guajará-Mirim, obteve decisão liminar junto à Vara da Infância e Juventude, obrigando aquele Município a realizar eleições para o cargo de conselheiro tutelar até o prazo de 16 de junho de 2013, sob pena de multa diária de R$ 5 mil. Na decisão, ficou estabelecido ainda que, excepcionalmente, os atuais conselheiros se mantenham no cargo até o término dessas próximas eleições.

A liminar foi concedida em ação civil pública proposta pelo MP, que apurou que o Poder Público de Guajará deixou de realizar as eleições ordinárias para o mandato 2013/2015 dos membros do Conselho Tutelar, tendo sido ventilada possível prorrogação do atual mandato até as próximas eleições unificadas em outubro de 2015 e posse em 2016, de acordo com a Lei 12.696/12.

Assim, foi informado no Ministério Público que a partir do dia 01 de abril de 2013 a comarca de Guajará-Mirim estaria desguarnecida de conselheiros tutelares ante o término do vigente mandato e a não adoção das medidas cabíveis pela municipalidade.

Segundo a Promotoria de Justiça, a não instalação ou o não funcionamento do Conselho Tutelar em uma comarca configura indevida omissão do Poder Público, perfeitamente sanável pela via do Judiciário. Além disso, pretender a prorrogação do atual mandato, pura e simplesmente, até as eleições unificadas no final de 2015, seria subverter por completo o princípio da legalidade e malferir todos os postulados eleitorais presentes em nossa República.

Ainda no bojo da ação, foi requerido que sejam observados desde já os novos direitos sociais previstos na Lei 12.696/12, que alterou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no capítulo do Conselho Tutelar

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/liminar-garante-permanencia-de-conselheiros-tutelares)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions