Rondônia, segunda-feira, 22 de janeiro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Quarta, 10 de Março de 2010 - 14h45

Mais de 140 toneladas de lixo são retiradas da rede de drenagem

Augusto José


Até a próxima quinta-feira (11) a Prefeitura espera concluir a limpeza e troca de manilhas da rede de drenagem na Rua Dom Pedro II entre Avenida Jorge Teixeira e Rua Elias Gorayeb, região central da cidade. Esta é a última etapa do trabalho que começou na Avenida Pinheiro Machado, numa extensão de 680 metros. Do local, a Secretaria Municipal de Obras (Semob) já retirou cerca de 140 toneladas de lixo. A obra faz parte do plano emergencial da Prefeitura para o inverno, cujo objetivo evitar alagações.O secretário Marcelo Fernandes (Semob) explica que a rede de drenagem foi construída há quase 30 anos. Além do desgaste do tempo, vinha sendo castigada pela ação das pessoas que jogam lixo na rua. A situação se complicou depois que alguém jogou uma capa de chuva e uma tampa de vaso sanitário na tubulação. “Garrafas, sacolas plásticas e até cerca elétrica encontramos no sistema de drenagem”, lamenta.

Para resolver o problema, a Semob abre um buraco a cada dez metros para limpar a tubulação. Homens, máquinas e até jatos d’água de alta pressão são utilizados para desobstruir a drenagem, que leva as águas pluviais ao Canal dos Tanques, na Avenida Pinheiro Machado. “Estamos fazendo um serviço completo e se a população colaborar, teremos drenagem para mais 20 anos”, avalia.

Rio de Janeiro

Outra frente de trabalho da Prefeitura atua na recuperação da Avenida Rio de Janeiro, próximo da faculdade Ulbra, bairro Mato Grosso, mesmo setor da capital rondoniense. O sistema de drenagem local foi totalmente comprometido pela grande chuva que desabou sobre a cidade no dia 31 de dezembro de 2009 (135 milímetros de água). “Neste caso, foi necessário trocar toda rede de drenagem que atravessa a rua, numa extensão de 64 metros. O antigo bueiro metálico que ficou todo retorcido pela força da água foi substituído por manilhas de concretos”, explica Marcelo Fernandes.

A obra começou em meados de fevereiro e deve ser concluída ainda este mês. Antes, porém, foi necessária a intervenção da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) para retirar quatro famílias que moravam na margem do córrego e estavam em situação de risco. Por conta dos trabalhos, o trecho encontra-se interrompido.

Encascalhamento

Também dentro do plano emergencial de inverno da Prefeitura, outras equipes da Semob estão limpando, retirando entulhos e encascalhando ruas na zona Leste da capital. Recebem benefícios as ruas Mostardeiro, Eça de Queiroz, Moinho dos Ventos e Idalva Fraga Moreira, no São Francisco. Felipe Camarão, Reverência, Igianópolis e Mostardeiro, no Mariana.

Limpeza de Canal

A Semob também prossegue com a limpeza de vários canais que fazem parte da chamada bacia urbana. Uma equipe atua no Canal do Gurgel, que tem cinco quilômetros de extensão – do Igarapé Bate Estaca até as proximidades da Fimca. “Esse serviço será concluído na próxima semana. Depois, iremos trabalhar os canais que cortam os bairros Nova Esperança, Tancredo Neves e Ulysses Guimarães”, informou o secretário.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions