Rondônia, sábado, 20 de julho de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Quinta, 25 de Junho de 2009 - 12h41

Mais de 4.900 portadores da doença são atendidos nos postos

Nara Vargas


Entre os vários programas de prevenção a doenças, realizados pela secretaria municipal de Saúde (Semusa), está o de Hiperdia (Hipertensão Arterial e Diabetes), que é realizado através da Divisão de Programas Especiais. O programa compreende desde o cadastramento, tratamento e acompanhamento do Diabetes, uma doença que atinge boa parte da população.

No próximo dia 26 de junho, dia em que se comemora o dia Nacional do Diabetes, a Semusa tem mais um motivo para comemorar: o atendimento completo aos pacientes que precisam deste tratamento, desde o exame de glicose (glicosimetria) à distribuição dos medicamentos, inclusive o acompanhamento periódico destes pacientes em todas as 20 unidades de saúde da zona urbana e nas 35 unidades da zona rural. Depois de cadastrado, o paciente passa a ter um acompanhamento periódico, através de exames laboratoriais, aferição de pressão, atropômetro, fita métrica e medicação específica que também é distribuída gratuitamente nas unidades municipais de saúde, como Glibenclamida, Cloridato de Metformina, Glicazida e insulina NPH e regular. Cerca de 4.903 pacientes Diabéticos estão cadastrados na Semusa. “O procedimento é simples, o paciente depois de diagnosticada a doença, faz o cadastramento por indicação do médico e retira as doses prescritas, sem maiores burocracias em qualquer uma das unidades de saúde”, garante a diretora da Divisão de Programas Especiais da Semusa, Maria do Carmo Lacerda.

O Dia Nacional do Diabetes é comemorado em parceria do Ministério da Saúde com a Organização Mundial da Saúde (OMS), por causa do aumento do interesse em torno do diabetes no mundo. O Dia Mundial é celebrado no dia 14 de novembro devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin um dos responsáveis pela descoberta da insulina, em outubro de 1921.

Com alerta do Dia Mundial do Diabetes, o Ministério da Saúde está preparando uma pesquisa para investigar a prevalência de diabetes entre adolescentes. Previsto para começar em 2009, o estudo tem como objetivo constatar quais são os fatores de risco para o desencadeamento do diabetes nessa faixa etária e reforçar mecanismos de prevenção e de atendimento.

Tipos de Diabetes

O Diabetes Tipo 1 (DM1) é uma doença caracterizada pela destruição das células produtoras de insulina. Quando isso acontece, é preciso tomar insulina para viver e se manter saudável. As pessoas precisam de injeções diárias de insulina para regularizar o metabolismo do açúcar. As altas taxas de glicose acumulada no sangue, com o passar do tempo, podem afetar os olhos, rins, nervos ou coração. O diabetes do tipo 2 possui um fator hereditário maior do que no tipo 1. Além disso, há uma grande relação com a obesidade e o sedentarismo. Estima-se que 60% a 90% dos portadores da doença sejam obesos. A incidência é maior após os 40 anos. Uma de suas peculiaridades é a contínua produção de insulina pelo pâncreas. Existe ainda o diabetes gestacional que é a alteração das taxas de açúcar no sangue que aparece ou é detectada pela primeira vez na gravidez. Pode persistir ou desaparecer depois do parto. Entre os principais sintomas do Diabetes estão as infecções freqüentes, alteração visual (visão embaçada), dificuldade na cicatrização de feridas,formigamento nos pés e furunculose.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/mais-de-4-900-portadores-da-doenca-sao-atendidos-nos-postos)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions