Rondônia, quarta-feira, 24 de janeiro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Terça, 16 de Março de 2010 - 10h35

Mais de 80 mil pneus são recolhidos na Capital em uma semana

Augusto José


Desde quando a Prefeitura lançou a campanha “Ação Ambiental de Combate à Dengue”, mais de 80 mil pneus inservíveis já foram retirados das ruas da capital, superando a previsão inicial de recolher 70 mil unidades. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente (Sema), Agnaldo Ferreira dos Santos. “Somente no bairro Nacional encontramos um buraco onde existem mais de 30 mil pneus”, disse. O local é conhecido pelos moradores como “fazenda do mosquito da dengue”. Agnaldo acrescenta que apenas no primeiro dia da campanha a Sema recolheu 25 mil pneus.O material recolhido é armazenado em um galpão na Vila Princesa, a dez quilômetros da área urbana de Porto Velho sentido Acre, denominado de “Ecoponto”. Através de convênio com uma empresa de São Paulo especializada em reciclagem, os pneus serão levados para Goiânia e transformados em combustíveis para alimentar as caldeiras de uma fábrica de cimento.

Além de graves danos ambientais que podem ocasionar, os pneus descartados nas ruas representam uma grave ameaça à saúde pública. “Pesquisas indicam que em todo o País, cerca de 20% dos casos de dengue são oriundos de criadouros em pneus velhos e em Porto Velho a situação não é diferente”, comenta Agnaldo Ferreira. Pneus também sujam a cidade, entopem redes de drenagem e causam sérios problemas aos rios e igarapés, acrescenta.

Com essa campanha, a Prefeitura faz a ação ambiental sair do papel, dá o destino correto ao material recolhido e ainda educa as pessoas para respeitarem a natureza e a cidade onde moram. “Fizemos uma estimativa de 200 mil pneus inservíveis em Porto Velho, mas constatamos que esse número pode ser bem maior”, avalia o secretário.

Pontos de recolhimento

Para atingir a meta de recolher mais de 200 mil pneus inservíveis, a Prefeitura montou 25 pontos de atendimento ao público espalhados nos mais diversos bairros, como Ulysses Guimarães, Mariana, Nacional, Agenor de Carvalho e Baixa da União, todos devidamente identificados com faixas e baners da campanha.

A campanha será feita em duas etapas. A primeira consiste em mobilizar a comunidade para que procure um dos 25 pontos e façam o recolhimento dos pneus descartados. Na segunda etapa será dado o destino final ao material recolhido, da forma “ecologicamente correta”, segundo afirma o secretário.

Arborização

Agnaldo Ferreira informa que dentro do programa da Prefeitura de arborização do município, a Sema vai plantar 580 mudas de espécies regionais no distrito de Jaci-Paraná e duas mil em União Bandeirantes. Neste último, o plantio será feito em parceria com os moradores que solicitaram o serviço e se prontificaram a preparar as covas. Entre as espécies a serem plantadas estão Ipê Amarelo e Roxo, Jatobá, Oiti, Pupunha e Andiroba.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions