Rondônia, segunda-feira, 22 de julho de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Quinta, 03 de Dezembro de 2009 - 23h59

Marinha fecha porto em Manaus

RONDONIAGORA


Manaus - O porto privatizado de Manaus, localizado no centro da cidade, foi fechado hoje (3) pela Marinha por não oferecer as condições de segurança necessárias para os navios de médio e grande porte que precisam atracar para o embarque e desembarque de turistas, sobretudo estrangeiros, e de cargas destinadas a indústrias e ao comércio.

Em documento ao qual a Agência Brasil teve acesso, a Marinha revela que o porto apresenta “graves problemas estruturais que oferecem risco à segurança da navegação e à salvaguarda das pessoas e que está sendo consumido pela ferrugem e falta de manutenção”. Segundo os laudos técnicos elaborados, os problemas identificados incluem o comprometimento das estruturas de sustentação do cais, furos nas boias e precariedade das amarras do sistema de ancoragem.

Conforme o comando do 9º Distrito Naval, o cronograma de obras de manutenção do porto não está sendo cumprido desde 2007, apesar da notificação oficial dos fatos para a Empresa de Revitalização do Porto de Manaus, responsável pela instalação portuária.

O último navio a atracar no porto foi um de grande porte, que fazia um cruzeiro na região, em outubro, por meio de liminar conseguida pela empresa que administra o porto privatizado. A temporada de turismo desses navios começou em outubro e vai até abril – período de maior movimentação. A direção do Porto Privatizado de Manaus acusa a Marinha de "perseguição comercial".

O porto privatizado de Manaus foi construído no século 19 por uma empresa inglesa, mas, em 1967, passou a ser administrado pelo Departamento Nacional de Portos e Vias Navegáveis. É composto pelo Cais do Rodway e Cais das Torres e Ampliação.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/marinha-fecha-porto-em-manaus)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions