Rondônia, sábado, 28 de março de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Quinta, 18 de Fevereiro de 2016 - 09h16

Médicos do INSS finalizam greve e órgão começa a reagendar perícias de segurados

RONDONIAGORA


A partir desta quinta-feira (18), o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) deve entrar em contato com os segurados que aguardam o atendimento de perícia médica, desde 4 de setembro do ano passado, quando iniciou a greve dos médicos peritos do órgão. Na tarde de quarta, o governo federal assinou um acordo com a Associação Nacional de Médicos Peritos (ANMP) dando fim a greve que durou 165 dias. Cerca de 1,3 milhão de perícias deixaram de ser realizadas.

Foram dois termos assinados com a ANMP. O primeiro refere-se ao questão salarial, com vigência por quatro anos e estabelece reajuste de 27,9% em quatro parcelas. A primeira será paga em agosto, no percentual de 5,5%. As demais, nos percentuais de 6,99%, 6,65% e 6,31%, sempre no mês de janeiro, em 2017, 2018 e 2019. O outro é de reposição, onde os médicos têm o compromisso de atender todas as perícias médicas não realizadas desde o início da greve e a reposição das horas não trabalhadas nas agências do INSS. Em contrapartida, o governo se compromete, além de suspender novos cortes de ponto, devolver os valores descontados. A reposição das horas não trabalhadas ocorrerá em até seis meses.

A principal reivindicação dos médicos, redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais, sem perda de remuneração, ainda será discutido. A questão deve ser analisada pelo comitê gestor, ainda a ser criado, para apresentar uma proposta de reestruturação da carreira de perito médico previdenciário e da carreira de supervisor médico-pericial.

O comitê terá composição paritária entre representantes da ANMP e do governo federal. Tratará, também, de questões como desenvolvimento das carreiras e progressão, entre outras. O resultado será consolidado em proposição legislativa a ser enviada ao Congresso Nacional.

Após o acordo, a presidente do INSS, Elisete Berchiol, afirma que a partir de agora, os atendimento serão normalizados. “Nós vamos, a partir de agora, com a nossa rede de atendimento, organizar as agendas, ampliar o número de vagas de perícias médicas. E entraremos em contato, pelo telefone 135, com os nossos segurados, para que fiquem sabendo da nova data agendada em que devem comparecer para fazer a perícia”.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/medicos-do-inss-finalizam-greve-e-orgao-comeca-a-reagendar-pericias-de-segurados)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions