Rondônia, segunda-feira, 22 de janeiro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Terça, 31 de Março de 2009 - 19h45

Meio Ambiente: Associação da Vila Princesa coleta recicláveis no Incra

Jeanne Machado


A superintendência regional do Incra em Rondônia entregou 628 kg de materiais recicláveis à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Vila Princesa (Ascavip), que encerrou hoje seu período de coleta no órgão, dentro do programa “Coleta Seletiva Solidária”. O instituto assinou em 2008 termo de compromisso com três associações - Unidos pela Vida, Asprovel e Ascavip - para participarem do programa. A participação das associações é alternada a cada quadrimestre. O papel é em geral o material mais coletado no órgão, seguido do papelão e do plástico. Dessa vez, o ferro também esteve em alta entre os materiais. Raimundo Seixas, coordenador do programa no Incra/RO, lamentou que a coleta de plásticos será interrompida. “Infelizmente não temos aqui indústrias que reciclem esse material tornando inviável sua remessa para outras localidades”, explicou.

O programa busca proporcionar a oportunidade de inclusão social aos grupos de catadores e estimular a sua organização para que conquistem dignidade e cidadania em sua própria profissão. Não há transferência de recursos financeiros entre as instituições e uma série de critérios é observada na seleção das associações. Entre elas, sua constituição formal com catadores de materiais recicláveis descartados que tenham nessa atividade sua única fonte de renda, não possuir fins lucrativos, possuir infra-estrutura para realizar a triagem e classificação dos materiais e apresentar o sistema de rateio entre os associados.

O Incra possui instalados quarenta coletores de materiais recicláveis nos corredores dos prédios da sede em Porto Velho, lixeiras adaptadas nas salas e um trabalho contínuo de conscientização dos servidores e colaboradores para a separação dos materiais descartados no dia a dia. As associações dos catadores realizam a coleta desse material, a triagem e classificação dos resíduos.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions