Rondônia, quarta-feira, 23 de janeiro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Quinta, 21 de Julho de 2016 - 16h22

Menina de oito anos com anomalia congênita encontra superação na leitura e lança livro

Da Redacao


Crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos familiares da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Ouro Preto do Oeste (RO) conheceram a história de vida da pequena Millene de Oliveira Moreira, de 8 anos, que mora em Cacoal, no Bairro Novo Cacoal. Ela possui uma anomalia congênito e encontrou na literatura um meio de superar a doença. Com apenas 8 anos, a menina já publicou o livro “A Detetive Green”.

Millene nasceu com uma perna menor que a outra e um problema no pé, provocado por hemimelia fibular, uma rara deficiência congênita que está sendo corrigida através de cirurgias realizadas na AACD, em São Paulo. Millene já passou por quatro cirurgias e ainda vai realizar mais três procedimentos. O osso da perna era cinco centímetros menores que o outro e foi esticado, mas falta corrigir o problema no pé e num dedo.

O pai de Millene, o professor de educação física Luiz Cesar de Souza, conta que ela sempre mostrou interesse pela leitura e quando ainda não era alfabetizada criava suas próprias histórias pelas figuras. Sempre interessada em absorver conhecimento, Millene permanecia muito tempo deitada se recuperando das cirurgias e queria fazer algo como criar um blog, um canal no Facebook ou youtube, mas os pais decidiram entregar a ela um computador de mão, e rapidamente surgiu a primeira criação que foi o livro a Detetive Grenn.  

Estudante na Escola Estadual Carlos Gomes, Millene lançou o livro em Cacoal em março que conta a historinha imaginária ilustrada da aparição, em um parque, de um dinossauro tricerátops, espécie herbívora e quadrúpede que viveu no fim do período Cretácio, há 66 milhões de anos. A partir da descoberta, a Detetive Grenn é chamada para identificar, capturar o dinossauro e resolver o problema.  

Sobre a história da Detetive Grenn, Millene conta que a personagem surgiu da própria imaginação. “Tirei a detetive da minha mente, ela usa lupa porque antigamente não existia computador”. Milene disse que já escreveu outro livro que o público poderá conferir em breve, mas não deu detalhes do conteúdo.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/menina-de-oito-anos-com-anomalia-congenita-encontra-superacao-na-leitura-e-lanca-livro)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions