Rondônia, sexta-feira, 19 de julho de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Quinta, 14 de Março de 2013 - 14h51

Ministério Público recomenda fiscalização de matadouros

MP-RO


Após reunião como Secretário de Meio Ambiente e o Assessor Municipal de Vigilância Sanitária, o Promotor de Justiça Tiago Lopes Nunes recomendou que, no prazo máximo de trinta dias, o Município de Nova Brasilândia promova inspeções locais em todos os matadouros localizados na cidade, procedendo ao início do respectivo processo de licenciamento e, se for o caso, à interdição e/ou imposição de multas aos estabelecimentos que se encontrem em desacordo com as normas sanitárias e ambientais vigentes, enviando relatório ao Ministério Público acerca das providências adotadas.

Em sua recomendação, o Promotor de Justiça ressaltou que a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício (artigos 196 da Constituição Federal e 2º da Lei nº 8.080/90). Acentuou ainda que, especificamente em relação à inspeção sanitária de estabelecimentos que gerenciem produtos de origem animal, a competência é do Município, a teor do que dispõem as Leis Federais nº 7.889/89 e 1.283/50, devendo referido ente público cumprir fielmente com sua obrigação de fiscalização.

Considerando que incumbe ao Ministério Público a tutela de direitos difusos, notadamente os que dizem respeito à saúde e ao meio ambiente, a recomendação adverte ainda aos representantes do Município de Nova Brasilândia que seu descumprimento ensejará a propositura de ação civil pública.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/ministerio-publico-recomenda-fiscalizacao-de-matadouros)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions