Rondônia, domingo, 5 de julho de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Segunda, 15 de Junho de 2020 - 15h59

Moradores do setor chacareiro de Porto Velho realizam testagem rápida

da Secom/RO


Moradores do setor chacareiro de Porto Velho realizam testagem rápida

No total, 145 moradores do setor chacareiro realizaram testagem rápida para detecção de Covid-19, na manhã de domingo (14), na sede da Associação Boa Safra, que fica na região Leste de Porto Velho. Dos testados, 13 apresentaram resultado positivo para o vírus e receberam kits de medicamentos para auxiliar no tratamento da doença.

A testagem, que faz parte da ação Mapeia Rondônia, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) com apoio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e demais órgãos parceiros, teve uma motivação especial: “Recebemos uma demanda por telefone de uma moradora do setor chacareiro informando que a comunidade local estava preocupada: algumas pessoas apresentavam sintomas e não sabiam onde fazer o exame”, detalhou Ana Flora Gerhardt, diretora geral da Agevisa.

Antes de iniciar a testagem, o clínico geral Álvaro Gerhardt explicou aos moradores que o ideal para a realização do teste rápido é que a pessoa esteja com sintomas gripais há pelo menos sete dias. “Este exame é mais indicado para quem tem febre ou mal-estar”.

O profissional de saúde destacou que os moradores positivados saíram do local certificados tanto da importância do isolamento social quanto do uso dos remédios. “Seguimos à risca o protocolo médico e os pacientes levaram a medicação que vai ajudar na recuperação e foram orientados sobre a posologia e horários de ingerir”, explicou.

A testagem rápida mobilizou a comunidade, os moradores chegaram cedo à sede da Associação Boa Safra e logo foram orientados, pela equipe técnica presente, da importância de evitar aglomerações. “Alguns moradores se deslocaram até cinco quilômetros para fazer o exame, mas é mais vantajoso que ir às unidades de saúde na região mais central de Porto Velho, até mesmo pela questão do deslocamento”, destacou Messias Lima, presidente da Associação.

Sandra Alves de Jesus, 40 anos, mora há 10 anos no Setor Chacareiro, foi uma das pessoas que realizou a testagem rápida. “Esse trabalho aqui ajudou toda a comunidade, aqui tem pessoas com sintomas. Além disso, a gente não precisa sair daqui e ir para a rua. Muitas vezes chegamos lá e não sabemos qual posto procurar”.

Raquel Silva Neves, 33 anos, também demonstrava ansiedade para realizar a testagem e falou de uma motivação ainda mais especial com os cuidados para evitar o coronavírus: “Estou grávida de cinco meses e tento me afastar das pessoas o máximo que posso para evitar o vírus. Gostei da iniciativa aqui porque na unidade de saúde mistura as pessoas, a proximidade é maior e muitos acabam pegando”.

A diretora geral da Agevisa ressaltou a importância do mapeamento realizado por meio da testagem rápida. “Por meio dessa ação, que faz parte do Mapeia Rondônia, 13 pessoas do setor chacareiro foram positivadas. Além de iniciarem com a medicação, reforçam a importância do isolamento social e os que moram nas proximidades têm a certeza que precisam manter os cuidados para evitar a Covid-19, porque esse vírus não tem fronteiras”.

Participaram desta etapa da ação Mapeia Rondônia, equipes da Agevisa, Sesau, Corpo de Bombeiros Militar e da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel). Foram disponibilizados 150 testes rápidos para o setor chacareiro. O diagnóstico foi possível por meio de teste sanguíneo rápido, que utiliza metodologia por punção digital.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions