Rondônia, sexta-feira, 23 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Quarta, 03 de Outubro de 2012 - 09h15

MP aciona Justiça para acabar com lançamento de dejetos da cadeia pública na rede de águas pluviais

MP-RO


O Ministério Público de Rondônia ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, para determinar ao Estado de Rondônia que deixe de lançar dejetos provenientes da cadeia pública local na rede de águas pluviais do município e seja retirada a tubulação que liga as fossas sépticas do presídio à galeria pluvial, nas chamadas “boca de lobo”, e consequentemente na rede pluvial, determinando também a retirada dos resíduos por auto-fossas. O pedido é, ainda, para que seja adequado o sistema de esgotado sanitário do presídio à legislação vigente.

Em caso de descumprimento das obrigações, o Ministério Público requer que seja aplicada multa diária no valor de R$ 5 mil. A ação foi ajuizada pelo Promotor de Justiça Pablo Hernandez Viscardi com base em inspeções realizadas pela Vigilância Sanitária de Vilhena, que, no decorrer de cinco anos, constataram irregularidades no sistema de coleta de esgotos do presídio de Vilhena, cujas fossas existentes possuíam ligação direta, por meio de canos, com o sistema de captação de água pluvial, acarretando o despejo de dejetos no Rio Pires de Sá, local para onde se destinam as águas pluviais captadas pelo sistema municipal, gerando, portanto, dano ao meio ambiente. Ficou constatado também que a limpeza das fossas era feita pelos próprios presos.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions