Rondônia, domingo, 18 de agosto de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Quarta, 26 de Novembro de 2014 - 10h30

MP e Órgãos de Segurança celebram acordo em Machadinho do Oeste

MP-RO


O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Machadinho do Oeste, firmou acordo de segurança pública, que aprova um Plano de Prevenção e Repressão a Roubos de Instituições Financeiras com a participação de todos os órgãos de segurança em nível local, visando o combate ao roubo de instituições financeiras na Comarca de Machadinho do Oeste.

As seguidas reuniões realizadas entre os órgãos se iniciaram após o último assalto ao Banco do Brasil, em agosto do ano de 2013, praticado por organização criminosa que atua na modalidade denominada “novo cangaço”. A comarca de Machadinho do Oeste vem sendo historicamente assolada por esse tipo de ação, marcada pela violência e pelo temor impostos aos reféns e a toda a população da cidade. Ao todo, foram registrados sete assaltos a banco na cidade, sendo as últimas três ações ocorridas em curto espaço de tempo.

Na última reunião realizada, foi firmado o Plano de Prevenção e Repressão a Roubos de Instituições Financeiras, fixando a atuação de cada órgão no combate aos assaltos, que abrange medidas de prevenção, que já vêm sendo adotadas nos últimos meses, assim como define a ação de cada um dos órgãos de segurança na hipótese de eventual assalto a banco que venha a ocorrer. O Plano de Segurança é pioneiro entre as cidades do Estado de Rondônia, e se espelha em planos assemelhados firmados em cidades do Estado do Mato Grosso, que tiveram experiências exitosas no combate ao “novo cangaço”.

Atuaram na formulação, debate e acordo do Plano de Segurança o Ministério Público, juntamente com a Polícia Civil, a Polícia Militar, o Batalhão de Polícia Ambiental e o Corpo de Bombeiros Militar. O Plano de Segurança objetiva a atuação integrada dos órgãos, notadamente quanto ao compartilhamento de seus órgãos de inteligência.

Dentro da temática do compartilhamento de responsabilidades na área de segurança, o Banco do Brasil S.A atuou de forma colaborativa, realizando a instalação de sistema interno e externo de câmeras de segurança, além da inclusão da agência no sistema denominado Circuito Fechado de Televisão – CFTV, o qual prevê que o acionamento do cofre da instituição somente ocorrerá por meio de acionamento remoto, controlado pela agência regional em Campo Grande/MS, o qual, seguindo as normas de segurança da instituição, não permitirá a abertura do cofre na hipótese de assalto, sendo a única agência do Estado a adotar essa medida de segurança prevista na Lei Rondoniense nº 2.530/11 (art. 2º, III).

Participaram dos trabalhos o Promotor de Justiça Jônatas Albuquerque, o Delegado de Polícia Sérgio Seizo, o Tenente Coronel PM Machado (CRP II), Major PM Iago (1ª Cia Ind PO/JARU), o 1º Ten PM Henrique (COE), 1º Tenente Carlos Estrela Júnior (4º Pel PO MDO), 2º Ten PM Camilo (2º Pel BP Ambiental), 2º Ten BM Reis (3º Subg Bombeiros), além dos agentes de inteligência Roberto Abreu (SEVIC/DPC/MDO) e Edson Oliveira (SDPM/SI).

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/mp-e-orgaos-de-seguranca-celebram-acordo-em-machadinho-do-oeste)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions