Rondônia, sexta-feira, 19 de julho de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Quinta, 26 de Junho de 2014 - 15h38

MP expede recomendação para garantir bom andamento em Cavalgada de abertura da Expojipa

Assessoria


O Ministério Público do Estado de Rondônia expediu recomendação a 21 órgãos envolvidos na realização da Cavalgada de abertura da 35ª Exposição Agropecuária de Ji-Paraná (Expojipa), em que orienta para a adoção de uma série de medidas, com objetivo de garantir segurança pública, ordem urbanística, defesa de direitos de crianças e adolescentes, meio ambiente, além de prevenir maus tratos a animais. A cavalgada está prevista para ocorrer no dia 5 de julho como abertura da Exposição, considerada a maior festa do gênero no Estado.

Assinada pelos Promotores de Justiça de Ji-Paraná, Conceição Forte Baena, Ana Maria Saldanha Gontijo e Pedro Wagner Almeida Pereira Júnior, a recomendação prevê que seja providenciado policiamento ostensivo pelas Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Federal, durante todo o percurso do desfile e nas suas imediações, com controle de trânsito também pela EMTU, Ciretran, Dnit e Devop. O documento aborda, também, a obrigatoriedade de se cumprirem as normas previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Os órgãos de proteção e defesa ao meio ambiente fiscalizarão os animais que participarão do desfile, impedindo a utilização de esporas, a ocupação de mais de uma pessoa na montaria e o número excessivo de pessoas em carroças, que estejam causando sofrimento ao animal de tração.

Por meio da recomendação, o MP orienta que fiquem estabelecidas regras para entrada e permanência de menores no evento. Adolescentes com idade inferior a 16 anos somente poderão entrar e permanecer no evento se acompanhados por um dos pais ou responsável legal ou, ainda, por terceiro por estes autorizado e com devida documentação.

Adolescentes que tenham idade a partir de 16 anos completos poderão entrar e permanecer no evento desacompanhados, devendo portar e apresentar o documento de identificação na bilheteria e na portaria ou sempre que solicitado por autoridade competente e/ ou organização do evento.

Fica proibida a participação de crianças e adolescentes sobre veículos abertos durante a cavalgada, bem como a venda e fornecimento de produtos que possam causar dependência química, inclusive, bebida alcoólica.

Expojipa

A recomendação, que também traz orientações sobre a realização da Expojipa, foi destinada à Associação Rural de Rondônia; Prefeitura de Ji-Paraná; Corpo de Bombeiros Militar; Polícias Militar, Rodoviária Federal; Federal e Civil; Batalhão de Polícia Ambiental; Comissariado de Menores; Conselho Tutelar; Ibama; Sedam; Idaron; Vigilância Sanitária; Centro de Zoonoses; EMTU. Semagri; 3ª Ciretran; DER; Dnit e Devop.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/mp-expede-recomendacao-para-garantir-bom-andamento-em-cavalgada-de-abertura-da-expojipa)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions