Rondônia, sexta-feira, 19 de julho de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Segunda, 15 de Abril de 2013 - 14h34

MP move ação contra ex-prefeita que cedia ônibus escolar para uso irregular

MP-RO


A cessão de ônibus escolares para atividades particulares, alheias ao interesse público, motivaram o Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Costa Marques, a propor ação civil pública pela prática de ato de improbidade administrativa contra a ex-prefeita Jaqueline Ferreira Goes e mais dois servidores públicos daquele município.

De acordo com o Promotor de Justiça Thiago Gontijo Ferreira, a então secretária de Educação de Costa Marques, Silene Barreto Marques do Nascimento, e o ex-chefe de Transporte, Altair Lopes, com anuência da ex-prefeita, permitiram, por diversas ocasiões, a cessão de ônibus escolares para o transporte de fiéis, jogadores de futebol e universitários. Tal tipo de veículo é destinado ao transporte de alunos do ensino fundamental e médio das escolas polo.

Os deslocamentos, sempre feitos aos finais de semana, tiveram como destino as zonas rurais e municípios vizinhos, tais como São Francisco do Guaporé, Cacoal, Pimenta Bueno, Presidente Médici e Ji-Paraná. “Os bens públicos possuem destinação específica para atendimento das finalidades públicas. Os veículos escolares devem ser usados tão somente para o transporte de alunos”, pontuou o integrante do MP.

Em decorrência da conduta dos envolvidos, o Ministério Público requer a condenação do grupo pela prática de ato de improbidade administrativa, por afronta aos princípios da legalidade, lealdade e moralidade, bem como por prática que ensejou dano ao erário, devendo-lhes ser aplicadas as sanções previstas no artigo 12 da Lei 8.429/92, em especial a perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, proibição de contratar com o Poder Público, dentre outros.

Recomendação

Visando prevenir a ocorrência de ilícitos dessa natureza, o Ministério Público expediu recomendação ao Município de Costa Marques, a seu atual prefeito, bem como a todos os secretários municipais, à Câmara Municipal de Costa Marques e seus vereadores para que não utilizem os veículos pertencentes aos órgãos públicos para fins estranhos à finalidade pública à qual se destinam.

Entre outras medidas, o MP também orienta que os veículos usados, ainda que fora do horário do expediente, aos sábados, domingos e feriados, sejam conduzidos logo após sua utilização, ao estacionamento da Prefeitura ou da Câmara Municipal, onde deverão permanecer até novo uso, devidamente autorizado e registrado.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/mp-move-acao-contra-ex-prefeita-que-cedia-onibus-escolar-para-uso-irregular)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions