Rondônia, sexta-feira, 19 de julho de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Quarta, 06 de Janeiro de 2010 - 12h44

MP obtém liminar que obriga Câmara exonerar servidores contratados irregularmente

MP-RO


O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Pimenta Bueno, teve liminar concedida pela Justiça, determinando que a Câmara de Vereadores daquele município, por meio de seu presidente, exonere, no prazo de 10 dias, pessoas que atualmente ocupam determinados cargos em comissão na Casa. A medida liminar também é para que o Legislativo Municipal se abstenha de prover em comissão tais cargos, até posterior decisão da Justiça.

Os cargos em comissão são de Subprocurador-Geral, taquígrafo, assistente I, assistente II, assistente técnico em Informática, chefe de Divisão de Biblioteca e chefe de limpeza e manutenção.

A liminar foi concedida em Ação Civil Pública ajuizada pela Promotora de Justiça Josiane Alessandra Mariano Rossi contra a Câmara de Vereadores de Pimenta e seus atual e ex-presidentes, Rodnei Lopes Pedroso e Ananias Pereira de Jesus, respectivamente, além dos servidores comissionados contratados irregularmente.

Na ação, a Promotora de Justiça argumenta ter ficado evidente em procedimento investigatório instaurado pelo MP que os cargos citados estão providos em comissão quando, na verdade, se tratam de cargos de provimento efetivo, uma vez que nenhum deles possui atribuições de chefia, direção ou assessoramento.

Na análise de leis aprovadas pela Casa, constatou-se a existência de 35 cargos comissionados no Poder Legislativo Municipal. Contudo, constatou-se que alguns destes cargos comissionados foram criados em desconformidade com a Constituição Federal, em seu artigo 37.
Multa - Considerando que cabe ao presidente da Câmara o cumprimento da decisão da Justiça, o Juiz de Direito em Substituição, Luis Antônio Sanada Rocha, fixou multa diária e pessoal de R$ 1 mil, limitada a R$ 20 mil, por descumprimento da decisão.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/mp-obtem-liminar-que-obriga-camara-exonerar-servidores-contratados-irregularmente)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions