Rondônia, segunda-feira, 19 de agosto de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Segunda, 24 de Agosto de 2015 - 09h03

MPF denuncia ex-prefeito de Pimenta Bueno por improbidade administrativa

MPF/RO


Segundo o MPF em Vilhena, licitações fraudulentas e outras condutas ilícitas causaram danos ao erário no valor de 860 mil reais
Por praticar atos de improbidade administrativa durante sua gestão entre os anos de 2005 a 2009, o ex-prefeito de Pimenta Bueno, Augusto Tunes Plaça, foi denunciado pela unidade do Ministério Público Federal (MPF) em Vilhena. Segundo o MPF, os atos praticados em licitações fraudulentas, sobrepreço e outras condutas ilícitas causaram danos ao erário no valor de 860 mil reais. Contra o ex-prefeito, foram oferecidas cinco denúncias e ajuizadas cinco ações civis públicas.
O órgão verificou que entre as irregularidades estão o direcionamento de licitações, fracionamento de despesas, fuga da modalidade de licitação mais rígida com maior publicidade para a utilização de licitação com menos publicidade e o superfaturamento de produtos adquiridos.
Além disso, foram constatadas irregularidades em contratos de repasse de recursos entre o Ministério de Desenvolvimento Agrário para a aquisição de equipamentos agrícolas e pesca; e na dispensa de licitações para aquisição de gêneros alimentícios para merenda escolar do município com recursos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

Também houve, segundo o MPF, irregularidades na aquisição de materiais gráficos, hospitalares e medicamentos; e na compra de equipamentos para implantação de incubadora tecnológica empresarial no ramo de confecções, bem como equipamentos de informática para treinamento de pessoas de baixa renda. Os recursos eram provenientes do Programa de Assistência Farmacêutica e da Superintendência da Zona Franca de Manaus, respectivamente.
Pedidos

Com as denúncias e ações, o MPF quer que Augusto Tunes e demais envolvidos tenham a indisponibilidade de seus bens decretada até o valor do dano causado ao erário, que deve ser atualizado e corrigido, bem como sejam condenados em todas as sanções possíveis da lei de improbidade.

Denunciados

Além do ex-prefeito de Pimenta Bueno, Augusto Tunes Plaça, foram denunciados os envolvidos Elisiário Pedro Benevenutti; Edivaldo Ferreira da Silva; Lidia Ribeiro Rodrigues; Antonio Lisboa Fernandes; Josiel Freitas De Souza; Ednea Viecili Fabiano; Edilson Pacheco Sampaio; Cláudio Rocha Cardozo; Sirley Ferreira Lovo; Rigon & Cia Ltda; Nerci Rigon; Anacleto Rigon; Osias Santana; Marcos Antonio Nunes; Jose Batista dos Santos; Jocelaine da Luz Fonseca Cardoso; Macanhão Máquinas Ltda; Fs Comércio de Máquinas de Costuras Ltda-Me (Casa das Máquinas); Alberto Sonata Neto Informática Ltda; Eurico Aparecido Garcia Borges; e Farmavida Ind. E com de Medicamentos.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/mpf-denuncia-ex-prefeito-de-pimenta-bueno-por-improbidade-administrativa)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions