Rondônia, terça-feira, 23 de julho de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Quinta, 12 de Setembro de 2013 - 13h08

MPF recebe denúncia sobre cobrança ilegal em faculdade

Assessoria


O Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) recomendou que a faculdade Unicentro, sediada em Jaru, suspenda imediatamente a cobrança de todas as taxas exigidas de seus alunos, de quaisquer valores, como, por exemplo, as referentes a declarações de matrícula, conclusão de curso, programas de disciplinas, declaração de frequência, dentre outras, somente sendo admissível a taxa se for para expedição de segunda via. Neste caso, o valor cobrado deve ser o de custo, tendo em vista tratar-se de ressarcimento e não remuneração.
Segundo o MPF, os documentos relacionados à vida acadêmica são custeados pelos alunos por meio das mensalidades escolares, pois referem-se a serviços diretamente ligados à atividade de ensino. O órgão argumenta que o princípio da relação de consumo é a transparência e que cláusulas contratuais abusivas são consideradas nulas pelo Código de Defesa do Consumidor.
O MPF/RO recebeu reclamação de uma aluna relatando que a faculdade cobrou vinte reais para fornecer uma declaração de matrícula. A faculdade tem dez dias para responder se acatará a recomendação. Caso a Unicentro não cumpra os itens recomendados, o MPF poderá adotar outras medidas administrativas ou judiciais.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/mpf-recebe-denuncia-sobre-cobranca-ilegal-em-faculdade)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions