Rondônia, terça-feira, 17 de julho de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Sexta, 10 de Outubro de 2008 - 17h27

Município de Ariquemes comemora 31 anos de instalação

Assessoria


No dia 10 de outubro de 1977 Ariquemes foi elevado a categoria de município. De lá para cá, o município não parou de crescer, sendo considerado o principal pólo mercantil da região Vale do Jamari e um dos maiores do Estado.

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (ACIA), Donizetti José, o crescimento da economia vem se consolidando nos últimos anos, com fortes investimentos no agronegócio, indústria e comércio. “A tendência é de que Ariquemes continue crescendo economicamente, impulsionada por novos investimentos e pelas Usinas do Madeira”, avalia.

No mês de agosto, Ariquemes foi considerada uma das 25 melhores cidades de médio porte, para se investir. O estudo foi realizado pela consultora paulista Geografia e Mercado, sendo publicado na revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.

A pesquisa levou em conta o número de habitantes – que vai de 50 mil a 1 milhão, as chamadas cidades de pequeno e médio porte – que possuem um potencial econômico que ultrapassa as grandes metrópoles nacionais.

Segundo a revista entre os indicadores avaliados estão: o crescimento do número de empregos e negócios abertos, a massa salarial, os depósitos bancários, o número de automóveis, o Produto Interno Bruto, o Índice de Desenvolvimento Humano e o Índice de Potencial de Consumo, sendo considerado não só o crescimento na década, mas também no último ano.

História

O Vale do Jamari, onde está o município de Ariquemes, era conhecido desde o século XVIII pela abundância de cacaueiros nativos em suas florestas. No início do século XX, a Comissão de Linhas Telegráficas Mato Grosso/Amazonas, chefiada pelo tenente-coronel Cândido Mariano da Silva Rondon, alcançou o rio Jamari e encontrou a sede do seringal Papagaios, de propriedade do coronel Borges do Carmo, nele instalando um posto telegráfico batizado de Ariquemes. O nome alude à nação indígena dos Ahopôvo, a qual os Urupás, seus inimigos, apelidavam de Arikeme. O nome da estação estendeu-se a toda localidade.

O crescimento da cidade ocorreu a partir de 1958, com a descoberta da cassiterita (minério de estanho) e da implantação dos Projetos Integrados de Colonização em 1970, atraindo colonos das regiões do Centro e Sul do País, que passaram a se dedicar à agricultura e à pecuária. Sua expansão levou o prefeito de Porto Velho, Antônio Carlos Cabral Carpintero, a determinar a mudança da sede do distrito, da antiga vila para outro local, onde iniciou a instalação de uma cidade planejada dividida em quatro setores - o institucional, o comercial, o industrial e residencial, surgindo assim a Nova Ariquemes.

O sistema viário conta com 1.500 km de estradas vicinais, a BR-364 que liga o Norte ao Sul do País; através da BR-421, há intenções de fazer a ligação com a Bolívia; e a RO-257 projetada para ligação com a Transamazônica.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions