Rondônia, sábado, 17 de agosto de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Quinta, 17 de Março de 2016 - 18h30

Municípios com maior incidência de dengue e chikungunya receberão atenção diferenciada

Da Redacao


Ações diferenciadas para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti nos municípios que se encontram em estado de alerta e surto para dengue, chikungunya e zika serão discutidas nesta sexta-feira (18) pelo Comitê Estadual de Combate ao Aedes Aegypti e Enfrentamento da Microcefalia, em Porto Velho.

No Brasil, são 223 municípios que irão receber atenção dos Estados para ajudar a combater o mosquito Aedes aegypti. Em Rondônia são 13 municípios em estado de alerta: Buritis, Cacoal, Campo Novo, Cerejeiras, Chupinguaia, São Miguel, Seringueiras, Vale do Anari e Vilhena; e nove municípios em surto: Cabixi, Espigão, Ministro Andreazza, Parecis, Pimenta Bueno, Pimenteiras, Rolim de Moura, Santa Luzia e São Felipe.

O estado também registrou 12 casos de Chikungunya, entre 2015/2016, nos municípios de Porto Velho (07), Vilhena (01), Cacoal (01), Pimenta Bueno (02) e Rolim de Moura (01). Foram confirmados 12 casos autóctones de Zika víruz nos municípios de Vilhena (02), Alto Alegre dos Parecis (02), Alta Floresta (01), Porto Velho (05), Ji Paraná (01) e Cerejeiras (01).

MICROCEFALIA

Nesta semana, o Ministério da Saúde e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome lançaram, uma ação para acelerar a identificação e o diagnóstico de crianças com suspeita de microcefalia, além de garantir o encaminhamento das famílias para obtenção de benefícios assistenciais.

A portaria interministerial 405 institui no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) a Estratégia de Ação Rápida para o Fortalecimento da Atenção à Saúde e Proteção Social das Crianças com Microcefalia.

A portaria prevê que os estados façam a busca ativa de todos os casos em investigação ou confirmados de microcefalia até agora, com o encaminhamento para os serviços de reabilitação, até 31 de maio.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/municipios-com-maior-incidencia-de-dengue-e-chikungunya-receberao-atencao-diferenciada)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions