Rondônia, sábado, 24 de agosto de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Quinta, 20 de Outubro de 2016 - 09h10

PF desarticula grupo criminoso que desviava recursos do Calha Norte

Da redação


A Polícia Federal deflagrou hoje (20/10) a Operação Caucana, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso que teria desviado recursos públicos do Programa Calha Norte do Governo Federal, que teriam sido repassados para o Município de Tefé para realização de obras estruturantes, como construção de calçadas e meios-fios na cidade.

Aproximadamente 60 policiais federais estão dando cumprimento a 4 mandados de prisão preventiva, 6 mandados de condução coercitiva, 14 mandados de busca e apreensão, além de bloqueios de valores nas contas das pessoas físicas e jurídicas envolvidas, todos expedidos pela Justiça Federal do Amazonas para cumprimento nas cidades de Manaus e Tefé.

As investigações se iniciaram no mês de setembro de 2016, a partir de informações repassadas pela Procuradoria da República em Tefé/AM, dando conta de que a Prefeitura daquele município teria repassado à empresa vencedora do processo licitatório para construção das calçadas mais de 50% do valor global do contrato, cerca de R$ 500 mil, estando a obra ainda em sua fase inicial.

Destes valores, aproximadamente R$ 220 mil foram sacados na boca do caixa no final do mês de setembro de 2016, reforçando os indícios de que tais valores estariam sendo, de fato, desviados.

O trabalho investigativo identificou que, após os saques, os envolvidos passaram a adotar condutas para dificultar eventuais investigações e/ou fiscalização dos órgãos de controle, como mudanças dos endereços sociais das empresas e, até mesmo, a ocultação e destruição de computadores e documentos, o que levou a Polícia Federal a adiantar a deflagração da operação.

Os investigados responderão pela prática dos crimes de associação criminosa, peculato, fraude licitatória e lavagem de capitais.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/pf-desarticula-grupo-criminoso-que-desviava-recursos-do-calha-norte)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions