Rondônia, sábado, 4 de abril de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Sexta, 24 de Novembro de 2017 - 12h34

Pimenta Bueno comemora 40 anos de emancipação e recebe sistema de vídeo monitoramento da PM

da Redação


Pimenta Bueno comemora 40 anos de emancipação e recebe sistema de vídeo monitoramento da PM

Pimenta Bueno está em festa. Nesta sexta-feira (23), o município completa 40 anos de emancipação política e administrativa. As festividades começaram no último fim de semana e devem ser encerradas hoje.

A agenda de comemorações neste ano está diferente. Nesta sexta, ocorreu a inauguração do sistema de vídeo monitoramento da Polícia Militar, que vai ajudar a fortalecer a segurança aos moradores do local.

Na quinta-feira (23), foi inaugurada o Centro Cultural Antônio Neves e contará com apresentações teatrais, dança e música.

O município de Pimenta Bueno fica na BR-364, ao sul do estado. É uma a terra do Vale do Apertado, cânions e grutas, rios importantes e cenários de lendas como as Minas de Urumacuã. Sua população é em média de 34 mil habitantes, segundo dados do último censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na área de emprego e renda, segurança pública e educação tem bons indicadores. Destaca-se ainda pelo setor de confecções, que movimenta a cidade,

História
Pimenta Bueno é a segunda cidade originada a partir da passagem do Marechal Rondon na região, segundo dados do projeto Trilhando a História, do historiador Aleksander Allen Nina Palitot. Em 1912, na confluência dos Rios Apidiá e Comemoração, hoje Rios Pimenta Bueno e Barão de Melgaço, foi instalada uma Estação Telegráfica. Nessa época dos 600 homens que participavam da Expedição de Marechal Cândido Rondon, 100 chegaram com a missão de expandir a linha telegráfica Corumbá e Cuiabá até o Acre e Amazonas. Os garimpeiros e seringueiros que residiam nesse povoado eram maioria nordestinos atraídos pelas riquezas naturais.

A denominação dada ao rio Pimenta Bueno e, oportunamente, a Estação Telegráfica de Pimenta Bueno, pelo chefe da Comissão Rondon, deve-se à homenagem que a mesma estaria a prestar ao ilustre homem público, Francisco Antônio Pimenta Bueno, nascido em Cuiabá, aos 10 de novembro de 1836 e que faleceu no Rio de janeiro, em 7 de dezembro de 1888.

Elevado a condição de município, por meio do decreto n.º 6.448, artigo 47 de 11 de outubro de 1977 foi criado o município de Pimenta Bueno, sua emancipação político-administrativa aconteceu em 24 de novembro de 1977. O primeiro prefeito nomeado pelo governador Humberto da Silva Guedes foi Vicente Homem Sobrinho.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/pimenta-bueno-comemora-40-anos-de-emancipacao-e-recebe-sistema-de-video-monitoramento-da-pm)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions