Rondônia, sábado, 17 de agosto de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Segunda, 22 de Fevereiro de 2016 - 10h48

Pnad aponta que taxa de desemprego no Brasil atinge 9%

RONDONIAGORA


A taxa de desemprego no Brasil registrou, no trimestre encerrado em novembro do ano passado, o maior número de desempregados da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, a Pnad, iniciada no primeiro trimestre de 2012 pelo IBGE. A pesquisa aponta que, em novembro, mais de nove milhões de pessoas estavam sem emprego no país.

Os números representam um crescimento na taxa de desocupação de mais de 3,5% em relação ao mês de agosto de 2015 e de mais de 41% em relação a novembro de 2014. Para Fernando de Aquino Fonseca Neto, conselheiro do Conselho Federal de Economia, Cofecon, o aumento nos índices de desemprego podem ser explicados pela atual crise na economia.

De acordo com o especialista, a economia não está crescendo e, portanto, não consegue criar empregos para absorver a entrada de novos profissionais no mercado de trabalho. “Ultimamente, não tem gerado empregos necessários para absorver as pessoas que vão entrando no mercado de trabalho. Então, a gente acumulou um crescente número de pessoas que têm procurado emprego e não tem conseguido se empregar. Então, isso aumenta o número de desempregados, que são os que estão procurando emprego e aumenta a taxa de desemprego”, diz Fonseca Neto.

Os dados divulgados pela pesquisa indicam uma queda no total de pessoas empregadas de 0,6% no trimestre até novembro de 2015,em relação à quantidade registrada no mesmo período de 2014. No total, 533 mil postos de trabalhos foram extintos. Os dados da Pnad também apontam estabilidade na renda média do trabalhador. O ponto positivo foi à queda de inatividade. Ao todo, durante o período, mais de 200 mil pessoas que estavam fora da força de trabalho voltaram a pressionar o mercado.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/pnad-aponta-que-taxa-de-desemprego-no-brasil-atinge-9)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions