Rondônia, quarta-feira, 24 de janeiro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Segunda, 25 de Outubro de 2010 - 14h46

Ponte do anel viário fica pronta no próximo dia 12, anuncia construtora

Assessoria


Ponte do anel viário fica pronta no próximo dia 12, anuncia construtora
A ponte do Anel Viário em Ji-Paraná deverá ficar pronta no dia 12 de novembro deste ano. A informação partiu do diretor-geral da Construtora Ouro Verde, Luiz Carlos Gonçalves. A parte que compete à empreiteira é a construção da ponte com 487 metros de extensão. Isso não inclui os aterros das cabeceiras, no entanto, um dos aterros começou a ser feita ontem.A obra chegou a ter 200 trabalhadores. Agora, na parte de acabamento, está com 160 pessoas. Luiz Carlos conta que, para fazer boa parte do trabalho, foi contratada mão-de-obra feminina. “Elas não têm a mesma força física de um homem, mas, são mais caprichosas e detalhistas”, comentou.

Todo o concreto utilizado na obra foi produzido no próprio canteiro e lançado através de bomba de alta pressão e até guindaste, o que adiantou muito o serviço. A produção do concreto, em equipamento de comandos digitais, contou ainda com a análise das dosagens para cada tipo de aplicação do concreto de um laboratório em Cuiabá/MT. Outro avanço, segundo Luiz, foi quanto à montagem da armação de aço. A empresa adquiriu uma cortadeira e uma dobradeira – ambas hidráulicas, que deram precisão e velocidade.

A tecnologia usada é o que há de mais moderno. Trata-se do sistema balanço sucessivo: este método usa vigas contínuas, arcos e tirantes, que é feito a partir de um escoramento no pilar da ponte. A cada cinco dias um trecho novo é concretado. A vantagem é que o trabalho avança em duas frentes se encontrando no meio do vão no qual é feita a emenda. Luiz disse que a tecnologia é a mesma que está sendo aplicada no Rodoanel e nos viadutos da Marginal Tietê, em São Paulo.

Prazo de conclusão no limite

Descontando os contratempos por conta do período de chuvas na região Norte e adequação de projeto em função da profundidade em alguns trechos do rio Machado nos quais seriam construídos os pilares, a ponte do Anel Viário de Ji-Paraná somará algo em torno de 200 dias úteis de trabalho. Esse tempo, segundo o diretor-geral da Construtora Ouro Verde, Luiz Carlos Gonçalves, Luiz Carlos, está dento do prazo tolerável.

“Uma das grandes conquistas que muito nos orgulha”, comenta Luiz, “é a solução inédita que foi dada a dois pilares de um dos vãos com 110 metros de extensão”. A forma pela qual foi resolvida acabou servindo de modelo, durante apresentação no congresso Internacional de pontes e grandes obras, realizado neste ano Rio de Janeiro.

A ponte do Anel Viário de Ji-Paraná vai custar pouco mais de R$ 22 milhões. Os recursos são oriundos do Governo do Estado. Luiz Carlos agradeceu ao governo pela oportunidade de construir essa ponte, cuja tecnologia nela aplicada, além do prazo de conclusão, “fazem parte de um desafio que não fugimos a ele”, comentou o empresário ao afirmar que a obra do anel viário entra no currículo da construtora como algo dignificante.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions