Rondônia, quinta-feira, 18 de julho de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Segunda, 15 de Junho de 2015 - 16h20

Prefeitura conclui esta semana primeira restauração de monumento histórico

Augusto José



A Prefeitura de Porto Velho conclui esta semana a restauração do primeiro monumento histórico inserido nessa fase inicial de revitalizações. Conforme o presidente da Fundação Cultural do Município (Funcultural), Marcos Nobre, o trabalho está sendo realizado pelo artista plástico Júlio Carvalho, idealizador e construtor da obra de arte “Abraço de Ferro”.

Nobre informa que faltam apenas alguns detalhes para que a revitalização do “Abraço de Ferro” seja finalizada. Os trabalhos de restauração da peça estão sendo realizados no pátio da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), ao lado do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, no Setor Industrial, zona Norte.

O monumento estava instalado na rotatória das Avenidas Lauro Sodré e Imigrantes, de onde foi retirado para dar lugar a um semáforo, com objetivo de proporcionar mais segurança no trânsito. Nobre espera reinstalar o “Abraço de Ferro” ainda esta semana. Um dos locais mais prováveis, segundo o presidente da Funcultural, é a Avenida Jorge Teixeira, em frente ao novo prédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). “Por ser uma via de trânsito intenso, uma das portas de entrada da cidade, acreditamos que ali terá muita visibilidade”, afirmou.

Depois da restauração e instalação dessa primeira obra, a próxima será o “Índio de Ferro”, também construído por Júlio Carvalho. A peça está instalada na BR-364 sentido Cuiabá, no retorno para o bairro Ulysses Guimarães, região Leste. Outros dois monumentos históricos serão revitalizados nessa primeira etapa, o “Mural dos Pioneiros”, que ficava no Trevo do Roque e foi retirado por causa da construção dos elevados, e o “Mural dos Imigrantes”, na Praça Marechal Rondon, centro de Porto velho.

A restauração dessas quatro peças históricas iniciaram há cerca de 30 dias e vão custar R$ R$ 91 mil aos cofres da Funcultural. Pelo prazo estabelecido, ainda restam 60 dias de muito trabalho. A ação faz parte do programa de valorização da cultura e da história do Município.

Nobre garante que a gestão do prefeito Mauro Nazif tem projeto para revitalizar todos os monumentos históricos da capital de Rondônia. “O passo seguinte será o acervo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré”, anunciou.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/prefeitura-conclui-esta-semana-primeira-restauracao-de-monumento-historico)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions