Rondônia, segunda-feira, 22 de janeiro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Quarta, 05 de Maio de 2010 - 09h23

Prefeitura da Capital inicia reformas no Parque Ecológico

Augusto José


A Prefeitura de Porto Velho iniciou as reformas do Parque Ecológico. O secretário municipal de meio ambiente, Agnaldo Ferreira dos Santos, anunciou que o primeiro passo é a revitalização das trilhas, o que inclui a construção de uma trilha suspensa em madeira, para uso exclusivo de cadeirantes e idosos. “A madeira utilizada será doada pelo Ibama e a mão de obra paga por outros parceiros. Nosso objetivo é reformar todos os ambientes do parque”, acrescenta.O secretário explica que atualmente o Parque Ecológico conta com três trilhas para caminhadas na mata. Uma delas, com cerca de 600 metros, servirá para a construção da trilha para cadeirantes e idosos; a outra conta com quase três quilômetros de extensão e a terceira é conhecida como trilha do morcego. Esta última leva a uma caverna onde vivem centenas de morcegos, os quais são alvos de vários estudos científicos.
Em parceria com a Faculdade São Lucas, a Prefeitura iniciou a reforma do museu do parque. As peças passam por um processo de limpeza e restauração, mas o objetivo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) é ampliar o acervo para oferecer mais atrativos aos visitantes. “O espaço para as crianças brincarem, a quadra de areia e o auditório também passarão por reformas”, afirma.

A construção de um viveiro com 500 mil mudas de plantas regionais também faz parte da reforma. O viveiro deverá ficar pronto até junho próximo, conforme as previsões de Agnaldo Ferreira. Mesmo com as reformas já iniciadas, o secretário diz que o parque continua aberto ao público. De segunda a sexta-feira, o horário para visitação é das 8 às 14 horas. Aos finais de semana as visitam se estendem até as 16 horas.

Planetário

O projeto da Prefeitura, prevê ainda a ampliação da estrutura oferecida pelo parque, com a construção de um planetário, mas com objetivo de estudar a ecologia e não os planetas. “Através de imagens projetadas em 3 D (três dimensões), as pessoas farão uma viagem por todo o parque e terão a oportunidade de conhecer todas as espécies e belezas que ele oferece, como se fosse ao vivo”, informa. O centro de educação ambiental é outro que passará por reformas e será agregado ao planetário.

Curiosidades

A área total do Parque Ecológico é de 400 hectares. Nele há uma espécie de batata (gigante), alvo de vários estudos e teses de mestrado e doutorado sobre o seu suposto poder medicinal. No local ainda pode ser encontrada duas árvores de Maccaloba, cuja folha atinge mais de um metro de comprimento. O parque também é o único local em Rondônia onde se pode verificar a qualidade do ar no Estado. Esse trabalho é feito pela Universidade Federal de Rondônia (Unir) em parceria com a Universidade de São Paulo (Usp).


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions