Rondônia, sábado, 21 de julho de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Sexta, 28 de Agosto de 2009 - 16h22

Prefeitura da Capital promove campanha de prevenção ao escalpelamento

Ascom/PMPV


A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, promoveu na manhã desta sexta-feira uma reunião com representantes de pescadoras e outras moradoras da região ribeirinha de Porto Velho e Candeias do Jamari para divulgar a Campanha do Escalpelamento Zero, lançada pela Secretaria Nacional de Assistência Social, para o enfrentamento de verdadeiras tragédias que ocorrem com mulheres que utilizam pequenas embarcações movidas a motor.

Os escalpelamentos ocorrem com freqüência na região Amazônica, principalmente com mulheres que usam o cabelo comprido, que fica enroscado no motor da embarcação, provocando o escalpelamento das mulheres. Estes acidentes exigem tratamentos caros e difíceis e deixam seqüelas graves. As vítimas perdem os cabelos para sempre.

O dia 28 de agosto é considerado o Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento. A definição de uma data específica para o problema faz parte das medidas tomadas para divulgar este tipo de situação, com o objetivo de prevenir os acidentes e também para criar mecanismos de apoio para as vítimas dos mesmos. Um projeto de lei que trata do assunto está tramitando no Congresso Nacional.

A titular da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Mara Regina Araújo, participou recentemente de um encontro nacional realizado em Brasília para tratar do assunto. Segundo ela, embora em Porto Velho este problema não seja muito comum, o perigo é constante e por isso as medidas de prevenção e outras informações a respeito precisam ser divulgadas. “Estamos empenhados nesta campanha de conscientização, que vai abranger toda a região ribeirinha, para evitar estes acidentes que podem mutilar uma pessoa para sempre”, disse ela.

Participaram da reunião realizada nesta sexta-feira, a presidente da Colônia de Pescadores de Porto Velho, Marina Veloso, a Secretária Municipal de Mulheres do Candeias, Márcia Souza, a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, Francisca Serrão, e representantes da Associação de Mulheres da Comunidade São Sebastião, entre outras entidades. O deputado federal Eduardo Valverde participou do encontro e falou sobre a tramitação no Congresso Nacional do projeto de lei que trata do assunto.

A Campanha do Escalpelamento Zero terá continuidade neste final de semana durante a IV Corrida de Voadeiras, programada para o sábado e o domingo no porto do Cai N`Água, na Capital.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions