Rondônia, domingo, 29 de março de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Sábado, 14 de Outubro de 2017 - 10h07

Prefeitura de Espigão do Oeste é acusada de direcionar licitação para parente do prefeito ganhar contrato de combustível

da Redação


Prefeitura de Espigão do Oeste é acusada de direcionar licitação para parente do prefeito ganhar contrato de combustívelPrefeito Nilton Caetano de Espigão do Oeste (Crédito: arquivo campanha)

O prefeito de Espigão do Oeste, Nilton Caetano (PP), é acusado de liderar um suposto esquema de direcionamento de licitação para beneficiar seu tio, Erci Caetano de Souza, em um contrato de combustível para abastecer os veículos oficiais do município. O juiz Leonel Pereira da Rocha, titular da 1ª Vara Genérica de Espigão, concedeu liminar em Mandado de Segurança impetrado por uma das empresas prejudicadas no certame, a Comércio de Combustíveis Espigão Ltda.

Além do parentesco com o prefeito, o remédio jurídico apontou distorções nos itens 03 e 13 do Edital, pois há suposto forjamento de valores “apresentados, já que não são os mesmos apresentados no balanço”. Em sua análise, o magistrado considerou a Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal, vedando a contratação de familiares a gestão pública e a contratação de seus serviços, para zelar pela moralidade pública prevista no artigo 37 da Constituição Federal. Nessa esteira, o teórico Justen Filho declara: “Em suma, sempre que houver possibilidade de influência sobre a conduta futura de licitante, estará presente uma espécie de “suspeição”, provocando a incidência da vedação contida no dispositivo. A questão será enfrentada segundo o princípio da moralidade. É desnecessário um elemento exaustivo por parte da Lei. O risco de comprometimento da moralidade será suficiente para aplicação da regra”.

O certame está suspenso até o final do julgamento. A prefeitura prometeu recorrer entendendo que qualquer pessoa ou ente jurídico está habilitado a prestar serviços a municipalidade.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/prefeitura-de-espigao-do-oeste-e-acusada-de-direcionar-licitacao-para-parente-do-prefeito-ganhar-contrato-de-combustivel)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions