Rondônia, 02 de maio de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Cidades

Prefeitura de Ji-Paraná inaugura agroindústria para abate de aves

Segunda-feira, 21 Março de 2016 - 14:32 | Da Redacao


Os produtores da Associação de Micro Abatedores de Frango (Amifrango) do setor rural gleba “G” em Ji-Paraná estão entusiasmados. A inauguração da Agroindústria Ki-frango, realizada no último sábado, deu a eles a expectativa de ampliação de seus negócios.

A pequena indústria já possui demanda para abater 500 cabeças de aves por semana, mas existe a possibilidade real de o número de abates triplicar devido a demanda existente no mercado.

Para colocar a agroindústria para funcionar, a prefeitura de Ji-Paraná investiu R$ 33 mil para aquisição dos equipamentos, forneceu técnicos da Secretaria de Agricultura e realizou a certificação com o serviço de inspeção municipal, coube aos produtores se organizarem e construir a sede da agroindústria.

Com os recursos foram comprados equipamentos para insensibilização das aves, máquina para escalda com termômetro, máquina de depenar, mesa e equipamentos para retirada de vísceras, mesa para gotejamento, câmera de resfriamento, mesa de embalagem com embalador acoplado, balança de precisão e frízer para armazenamento.

O prédio construído possui 64 metros quadrados, com área de higienização, área para limpeza de aves, sala de escalda, sala de vísceração e área de embalagem e armazenamento.

Para a presidente da Associação Amifrango, Helena Hercolin, com o inicio das atividades do micro abatedouro, o mercado de Ji-Paraná está cada vez mais aberto ao produto. “Agora com a Certificação e o Registro de Inspeção Municipal temos a oportunidade de fornecer frango para instituições públicas através dos Programas Governamentais como o PNAE e PAA e também para o mercado local”, ressaltou.

A produtora Rosangela Almeida de Araújo, por exemplo, fechou contrato com duas escolas do município e fornecerá 360 quilos de frango para merenda escolar, através do programa de aquisição de alimentos da agricultura familiar.

O prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires (PSB) ressaltou que o apoio do poder público é fundamental para desenvolver o produtor rural. “Esse investimento realizado pela prefeitura está trazendo uma condição melhor de produtividade e ampliação de renda a diversos produtores que fazem parte desta associação. Hoje Ji-Paraná tem várias iniciativas como esta. Na próxima semana estaremos inaugurando outro abatedor de aves e temos outras oito agroindústrias que estaremos entregando e certificando nos próximos dias”, reforçou Jesualdo.

Segundo a secretária municipal de agricultura, Claudia de Jesus, há muitos anos não havia uma politica pública voltada a industrialização da produção rural. “Infelizmente é um setor produtivo que ficou estagnado por muitos anos. Tão logo assumimos a Secretaria de Agricultura, no ano de 2014, iniciamos uma parceria com o Governo do Estado para fomentar a criação de agroindústrias em nossa cidade. Hoje já temos a certificação para os mais variados produtos como defumados, produtos derivados de leite, mandioca, biscoito e doces”, lembrou Claudia.

Para o coordenador de agroindústria do Estado de Rondônia, Carlinhos Dantas, o Estado de Rondônia possui um grande potencial econômico alicerçado nas pequenas propriedades rurais. “Hoje estamos conseguindo avançar devido ao apoio governamental oferecido aos agricultores familiares e as agroindústrias tem um papel fundamental neste processo de desenvolvimento, pois é com elas que o produtor consegue agregar valor e qualidade aos produtos que vem da agricultura familiar. Rondônia tem capacidade e potencial para produzir muito mais alimentos. Já estamos avançando e vamos avançar mais”, previu Carlinhos.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também