Rondônia, terça-feira, 7 de abril de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Sexta, 15 de Setembro de 2017 - 12h52

Prefeitura de Ji-Paraná lança Projeto Trânsito Legal

da Redação


Prefeitura de Ji-Paraná lança Projeto Trânsito Legal

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos (Semdae) e com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizou nesta sexta-feira (15), o lançamento oficial do Projeto Trânsito Legal – “Garanta seu caminho, dirigindo certinho”.

O projeto tem por finalidade promover a conscientização dos pais motoristas, formar futuros motoristas e a prevenção de acidentes no trânsito de Ji-Paraná. Para tanto, será implementada a formação, inicialmente, em seis escolas da área rural do Município. Já para as escolas da área urbana, o projeto é realizado em Parceria com o Detran.

Cada uma destas escolas escolherá um professor/monitor que será capacitado pela equipe técnica da Semed e por agentes de trânsito da AMT para atuar no Projeto.

O Projeto Trânsito Legal conta com uma coleção de livros didáticos e material audiovisual – vídeos institucionais, bonés e camisetas que serão disponibilizados aos alunos participantes. Os vídeos institucionais do Trânsito Legal também serão veiculados na mídia local, bem como serão distribuídos pela cidade folders, faixas, cartazes, e outdoors.

Ao final do período de aprendizagem, os 1.022 alunos do 1º ao 9º Ano participantes do Trânsito Legal receberão certificados, uma carteirinha de Agente Mirim de Trânsito, constando o nível/série em que se encontra e um adesivo para veículos com os dizeres “Fiscalizado por um agente de trânsito mirim”, que servirá como incentivo para que os pais possam participar ativamente do Projeto. O Trânsito Legal tem início neste mês de setembro e segue até o final do ano, sendo reiniciado em 2018 devendo ser estendido às demais unidades de ensino da Rede Municipal.

Participam, nesta etapa do Projeto Trânsito Legal, as escolas municipais Antônio Prado, Nova Aliança, Paulo Freire, Professor Irineu Antônio Dresh, Tupi e Ulisses Matosinho Peres de Pontes.

Os formadores do Trânsito Legal serão os agentes de trânsito Ariane Ramos da Silva Reis, Hélio Costa Carvalho, Aécio Santiago Moraes e Vanice Hellen Neri Boaro. “Somos gratos aos nossos parceiros, à AMT, na pessoa do Paulo Moura, à PRF, na pessoa da policial federal Ângela Brondolo, à Secretaria de Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos, na pessoa do Ari Saraiva, enfim, a todos que colaboraram e vêm colaborando com a Secretaria nestes nossos projetos relacionados ao trânsito. É difícil a gente recepcionar projetos que parecem não ser da nossa competência, mas nossos índices, os índices do trânsito no nosso Estado nos fazem refletir. Por isso que pedimos o envolvimento de todos nesse projeto, porque a violência no trânsito em nossa cidade, em nosso Estado, em nosso País é uma realidade alarmante e precisamos fazer alguma coisa para mudar essa realidade. Perdemos mais vidas no trânsito do que muitos países do mundo perdem em guerras”, justificou a secretária de Educação interina, professora Márcia Regina de Souza, ao explicar que serão utilizadas, além das mídias convencionais como a TV e as emissoras de rádio, as redes sociais para atingir o maior público possível.

Já o prefeito Jesualdo Pires além de agradecer as parcerias e a equipe técnica da Semed pelo desenvolvimento do Projeto Trânsito Legal, destacou a importância de se debater as questões do trânsito nas escolas, para alunos das séries iniciais, com o intuito de formar futuros motoristas conscientes.

“É realmente na tenra idade, nas crianças, nos jovens é que se consegue resolver as questões no Brasil. É nessa idade que temos que investir no ser humano. De pouco adianta tentar convencer aquelas pessoas com mais idade, que já têm uma cultura errônea de avançar o sinal vermelho, ultrapassar pela direita. Infelizmente é assim. Esse projeto é um projeto gestado na Secretaria Municipal de Educação exatamente para que a gente possa atingir as nossas crianças, para que elas possam ter esse conhecimento básico de cidadania no trânsito e possam ser condutores melhores no amanhã”, concluiu Jesualdo.

Além dos secretários municipais, equipe técnica da Semed, diretores, professores e alunos de escolas da Rede Municipal, estiveram presentes à cerimônia de lançamento do Trânsito Legal os vereadores Afonso Cândido, Lorenil Gomes , Jhony Paixão e a vereadora Sílvia Cristina, além da visita do deputado federal Lindomar Garçon.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/prefeitura-de-ji-parana-lanca-projeto-transito-legal)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions