Rondônia, quinta-feira, 2 de abril de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Terça, 20 de Abril de 2010 - 10h20

Prefeitura de Porto Velho retoma ampliação da Sete de Setembro

Fabrícius Bariani


A prefeitura de Porto Velho recomeça na próxima segunda feira,26, as obras de ampliação da Avenida Sete de Setembro, sentido centro-bairro. A obra foi interrompida devido ao período chuvoso, e agora com o início do verão, o prefeito determinou o reinício. A ampliação da avenida é da BR 319, no bairro Nossa Senhora das Graças, até a rua Edgar Graeff, no Bairro Escola de Polícia, que fica a algumas quadras da Avenida Mamoré. Ao todo serão mais de 4 quilômetros de obras a um custo estimado de R$ 4 milhões e 500 mil, com recursos do Governo Federal, através do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). “Assim como realizamos com a Avenida Pinheiro Machado, que foi ampliada e passou a ligar a Avenida Farquar, no Centro, até a Avenida Mamoré, no bairro Aponiã, para facilitar e desafogar o trânsito, está sendo feito o mesmo com a Avenida Sete de Setembro. São estas e outras medidas que estamos tomando para ajustar a cidade a este momento importante de crescimento e evolução que está passando nosso município”, destacou o prefeito.

A execução da obra é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras e Projetos Especiais (Sempre), que através de licitação contratou três empreiteiras para executar o projeto. “A prefeitura, agindo no interesse público, desapropriou e indenizou várias construções para unir a Sete de Setembro, do Centro, até o bairro Escola de Polícia. A expectativa é de que as obras sejam concluídas até o final de outubro deste ano”, informou a secretária de Obras e Projetos Especiais, Silvana Cavol.

A primeira parte desta obra já está concluída desde o ano passado, com uma grande canalização, drenagem, pavimentação e asfaltamento sobre um igarapé e o canal dos Tanques, unindo a BR 319 com a Miguel Chaquian. As obras já estão abrindo caminho até a rua João Pedro da Rocha, que antes destas intervenções eram incomunicáveis. As indenizações sobre as desapropriações é com relação somente às residências. Os terrenos não podem ser indenizados porque são da prefeitura, e com a ocupação urbana, foram levantadas casas e comércios sobre o bem público, que agora, voltaram para o município. Os antigos moradores já deixaram a região e parte da rua já foi aberta.

Rede de drenagem recuperada

A prefeitura já fez algumas intervenções na Sete de Setembro, em 2006, a foi desobstruída e recuperada a rede de drenagem da Sete entre as ruas João Goulart e Guanabara. A obra foi realizada pela Secretaria Municipal de Obras (Semob), para prevenir de futuras alagações, principalmente durante o inverno.

A via foi escavada para trocar as manilhas quebradas, cerca de 150 metros da rede de drenagem estavam entupidos e danificados. Além do desgaste natural devido ao tempo, o lixo carregado pelas águas das chuvas ajudou a entupir e estragar o sistema. Foram pedaços de madeiras, garrafas e sacolas plásticas.

História

A atual Avenida Sete de Setembro, surgiu no começo do século passado como a rua do Comércio, o nome foi dado pela própria população devido ali, naturalmente, ter reunido casas comerciais. Segundo os relatos históricos e documentos, o então Conselho Municipal por intermédio da Lei n° 03 de 09 de março de 1.915, autorizou o Superintendente a denominar e substituir nomes de ruas e de logradouros públicos. Assim, foi substituído nome da Rua do Comércio para Avenida Sete de Setembro. Em 1930 foram registras fotografias da Avenida Sete de Setembro, que sempre foi uma via longa, na época ela passava uma quadra da então, Avenida John Kennedy, que depois foi chamada de Governador Jorge Teixeira e atualmente, é a BR 319.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/prefeitura-de-porto-velho-retoma-ampliacao-da-83-ete-de-83-etembro)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions