Rondônia, quarta-feira, 24 de janeiro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Terça, 15 de Fevereiro de 2011 - 11h43

Prefeitura, Dnit e Câmara buscam solução para comerciantes de Jacy

Meyre Santos


O prefeito Roberto Sobrinho reuniu na noite de segunda-feira (14/02), no distrito de Jacy-Paraná, no Centro Administrativo, os comerciantes que estão instalados às margens da BR 364, para buscar uma solução, já que eles deverão sair do lugar, em breve. Eles estão instalados dentro da faixa de domínio federal e precisam desocupar a área que será utilizada para duplicação da BR. Os donos já foram notificados, mas ainda permanecem no lugar. Além deste fator, outro grande problema se instalou no local, as dezenas de bares existentes se tornaram cenários para consumo de drogas e prostituição com a presença de menores, o que levou os Ministérios Público Federal (MPF) e Estadual (MPE), a notificarem a prefeitura de Porto Velho, cobrando providências quanto à situação.

O vereador Jurandir Bengala (PT), que também é morador do distrito, relatou as dificuldades dos comerciantes e as reclamações que a Câmara dos Vereadores tem recebido diariamente. “Jacy recebeu um volume muito grande de pessoas, devido a construção das usinas. O comércio cresceu, muita gente chegando, e é preciso ordenar esse crescimento, para que nosso distrito não sofra ainda mais. Os problemas estão aparecendo e é preciso que o poder público aja de maneira eficaz”, disse Bengala, anunciando que teria uma área para remanejar cerca de 30 comerciantes

O vereador Marcelo Reis (PV) também participou da reunião, confirmando as necessidades de Jacy-Paraná. “Recebo na Câmara, muitas reclamações de moradores de Jacy, que relatam a questão da prostituição, das drogas e da violência, que aumentou no distrito. E a situação está logo na entrada. O fato é que temos aqui muitos trabalhadores honestos, comerciantes sérios, mas muita gente também que se aproveita da situação de forma ilegal. É preciso mudar este cenário, e o rumo que Jacy está é de valorizar os cidadãos de bem que existem aqui”, disse.

O pastor Joel Binas de Jesus, um dos representantes dos moradores do distrito, explicou que também existe uma área, onde poderão se instalar outros 40 comércios, cada um deles com o tamanho de 6 metros quadrados. “A área foi doada, mas precisa de algumas providências básicas, como limpar, cascalhar e um poço artesiano para atender a estes comerciantes provisoriamente”, disse Joel.

Após as explanações dos líderes, os comerciantes de manifestaram a favor da mudança. Participaram também os secretários Pedro Beber (Semepe), Ian Kleber (Semur) e o administrador do distrito Nilton Barbosa.

Providências

Conversando com os comerciantes, o prefeito listou 43 comércios, dentre eles frutarias, lojas de confecções, peixaria, padarias, sorveterias, restaurantes, lanchonete e cabeleireiro. Para estes segmentos o prefeito garantiu apoio e que eles seriam deslocados para a área, indicada por Joel com a estrutura que solicitaram. Os secretários Jair Ramires (Semusb) e Marcelo Fernandes, que também acompanharam a reunião foram listados para garantir a limpeza do lugar, o cascalhamento e a construção de um poço artesiano. O representante do Dnit, Sérgio Mamani, também presente à reunião disponibilizou o maquinário do órgão para as atividades.

Alguns donos de bares solicitaram ao prefeito o apoio para se instalarem também no local, se comprometendo a mudar o ramo de atividade. “Sabemos que muitos destes comerciantes vivem no local há mais de dez anos e que sobrevivem do seu comércio. Aqueles que realizam atividades legais terão o nosso apoio”, comentou.
O prefeito esclareceu também que a prefeitura tem realizado investimentos no distrito e que vai garantir mais qualidade de vida para a população. “Além de resolver de vez esse problema dos comerciantes, com a construção do centro comercial, já iniciamos a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e em breve mais uma Escola para a educação infantil”, finalizou o prefeito.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions