Rondônia, sábado, 21 de julho de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Quinta, 27 de Maio de 2010 - 12h13

Prefeitura elabora projeto para incrementar produção de artesanato

Augusto José


A Prefeitura de Porto Velho está nos preparativos para implantar o “Projeto Comprador” na capital. O objetivo é incentivar, qualificar os artesãos e ao mesmo tempo facilitar a comercialização de seus produtos para grandes distribuidores. “A idéia é vender todos os tipos de produtos artesanais produzidos em nossa região e, com isso, melhorar a qualidade de vida desses profissionais”, afirma a chefe de divisão da promoção turística da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), Maíra Alves Lopes.

O Projeto Comprador foi idealizado no Acre em 2006. Ele oferece aos artesãos a oportunidade de negociar vendar em atacado diretamente com empresários de várias regiões do Brasil. Além de abrir portas para novos mercados, oferece novas oportunidades aos trabalhadores, para que possam ampliar a renda e, consequentemente, ter uma qualidade de vida melhor, sempre com novas perspectivas de vendas.

A Prefeitura de Porto Velho, através da Semdestur, vem fazendo intercâmbio com o Acre com objetivo de implantar o projeto na capital de Rondônia. Na semana passada, por exemplo, Maíra Lopes esteve no estado vizinho acompanhando a realização de mais uma edição do projeto (de 19 a 21), onde obteve novas informações. “Vai ser muito proveitoso tanto para os artesãos quanto para o nosso município”, destaca.

A exemplo do que ocorre no Acre, a Prefeitura de Porto Velho pretende buscar parcerias para colocar o Projeto Comprador em Prática, principalmente em relação à qualificação dos artesãos, para que as peças tenham boa aceitação no mercado de Rondônia e de outros estados.

Números

Em 2006, na primeira edição do projeto, foram comercializadas 2.474 pelas para grandes empresas como a Cores do Brasil e Tok & Stok. Na segunda edição (2007), foram comercializadas 6.094 peças, o que representa um aumento de 146%, segundo os organizadores.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions