Rondônia, quarta-feira, 17 de julho de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Segunda, 27 de Janeiro de 2014 - 10h45

Prefeitura regulariza situação de imóveis de 1500 famílias

Assessoria


Equipes da secretaria municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur) estiveram no período de 23 a 26 de janeiro em Nova Califórnia, distrito distante cerca de 370 km de Porto Velho, para realizar o Levantamento Socioeconômico (LSE) das 1500 famílias que serão contempladas com o título definitivo de seus lotes, benefício concedido pela Prefeitura que visa dar maior segurança e poder de investimento aos portovelhenses que vivem no centro urbano da cidade e ainda na área rural (setor urbano dos distritos).

O secretário titular da Semur, Cristhian Camurça, acompanhou esta fase -realizada na última semana- e destacou a importância desse documento para as famílias. "Com o título definitivo as pessoas poderão conseguir financiamentos para construir, ampliar seus negócios e ainda terão a segurança de morar num lote que é seu por direito e registrado em cartório, sem aquele receio de ter que um dia sair por alguma decisão judicial. E trazendo essa ação para localidades como Nova Califórnia, estamos ajudando a desenvolver o distrito, pois quem vai ampliar, construir, montar um negócio vai contribuir com o crescimento da sua região", disse Christian.

As entrevistas do LSE aconteceram no centro comunitário da paróquia local e são necessárias para dar prosseguimento ao processo de regularização. As equipes da Semur colheram os dados das famílias como número de membros moradores, renda, condições do lote e residência, e ainda da existência ou não de saneamento, de escolas, unidade de saúde e demais pontos importantes essenciais para conclusão da regularização.

Como a Semur já havia realizado o georreferenciamento do distrito, os donos nos lotes puderam identificá-los no mapa disponibilizado. "E aqueles que não conseguiam encontrar o seu fomos até a residência para conferir in loco, pois a informação deve ser precisa. Caso a numeração/localização esteja incorreta isto pode invalidar o título, portanto estamos tomando todos os cuidados para o serviço ser feito corretamente e podermos concluir o mais rápido possível e entregar este grande benefício", frisou o secretário.

Uma dessas visitas foi à casa do agricultor Marciliano Nonato. Ele reside em Nova Califórnia há 10 anos e também está ansioso pela escritura de seu terreno. “O título valoriza nossa terra. Não é barato pra nós que vivemos de uma aposentadoria tentar regularizar. Eu estava juntando dinheiro pra fazer isso, são mais de três anos juntando, e agora a prefeitura fazendo isso para nós de graça, eu vou poder até investir na reforma da minha casinha”, disse feliz.
A administradora do distrito Cleuza Camelo parabenizou a prefeitura pela iniciativa e reconheceu o esforço da Semur em entregar as escrituras. “As equipes estão aqui no nosso distrito com frequência colhendo os dados dos moradores, conversando sobre a importância do título, tirando dúvidas do processo e percebemos que há um trabalho conjunto e empenhado para que esse benefício chegue logo. E só temos a agradecer, pois moramos tão distante do centro urbano de Porto Velho, na divisa com o Acre e mesmo longe, a Prefeitura não esqueceu da gente”, disse a administradora.

Beneficiados

O aposentado Moacyr Gomes, de 74 anos, nasceu em Nova Califórnia. Seus pais foram desbravadores da região, vieram do estado vizinho, o Acre, da cidade de Sena Madureira. Ele lembra emocionado da dificuldade que era em se deslocar de Nova Califórnia a Porto Velho: "Parece mentira, mas a gente levava quase dez dias pra chegar à capital. Eram muitos rios e igarapés, trilhas mata adentro e não passava nenhum transporte. Era na ′pernada′. E hoje temos muita facilidade. É bom ainda tá vivo pra contar sobre esse progresso todo. E hoje saber que em breve vou ser dono de fato do meu lote me emociona, porque será uma conquista de décadas", disse.

Depois de participar desta etapa do processo de regularização do Distrito e vendo cada vez mais próximo o dia de receber o documento definitivo de seu lote, seu Moacyr agradece. "São vinte anos ouvindo que isso poderia acontecer. E agora de fato acredito que esse sonho será realizado. E sou grato à prefeitura por esse benefício que em breve minha família vai receber", disse.

Geysa Ferreira vive há 14 anos no distrito, para ela receber o título vai lhe possibilitar que amplie sua casa. "Tentei um financiamento, mas sem o documento do meu lote não foi possível, mas com essa ação da prefeitura logo vou conseguir", comentou.

Foram atendidas cerca de 450 famílias neste mutirão, mas a Semur fará um último atendimento para colher as informações necessárias. Aqueles que não participarem desta fase deverão procurar a Semur, com sede em Porto Velho.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/prefeitura-regulariza-situacao-de-imoveis-de-1500-familias)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions