Rondoniagora.com

Rondônia, 16 de Agosto de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Cidades

Pretendentes à adoção participam de curso

Segunda-feira, 29 Abril de 2013 - 14:37 | TJ-RO


O Judiciário de Rondônia realizou mais uma edição do curso de preparação para a adoção, etapa obrigatória para os pais que pretendem adotar uma criança ou adolescente. A formação desta vez ocorreu na comarca de Jaru e foi ministrada pela assistente social Ana Paula Mafia Policarpo, com o apoio do juiz da Infância e Juventude, Elsi Antonio Dalla Riva.

Esse é o primeiro Grupo de Apoio e Preparação para adoção da comarca e contou com a participação ativa dos pretendentes. Por meio da formação, os interessados em adotar tiveram a oportunidade de participar de reflexões importantes a respeito do tema. A assistente social deu ênfase nos aspectos psicossociais e jurídicos que envolvem todo o processo de adoção, os mitos, e a importância da convivência familiar para todas as crianças e adolescentes.

Reflexão

principal reflexão do grupo foi a adoção tardia e os dados disponibilizados pelo Cadastro Nacional de Adoção (CNA) sobre perfis de crianças, adolescentes e pretendentes para pensar a respeito do tempo de espera para a concretização de uma adoção. O envolvimento dos interessados ofereceu uma troca de experiência entre os presentes, onde dividiram suas histórias de vida com todos os amores e temores destes papeis, e foram orientados sobre os aspectos psicológicos, sociais e legais, proporcionando maior conhecimento e importância em respeitar os direitos da criança e do adolescente, principalmente o direito à convivência familiar e comunitária.

Material

O material didático utilizado foi lançado recentemente pela Corregedoria-Geral da Justiça. Trata-se de pastas e folders com informações básicas e claras, de maneira uniforme por parte da Justiça, com subsídios psicossociais e jurídicos aos pretendentes, cuja responsabilidade é essencial para melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes que aguardam por uma nova família. Embora tenha sido lançada pelo 2º Juizado da Infância e da Juventude de Porto Velho, poderá ser utilizado por todas as comarcas do Estado na realização dos cursos.

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News