Rondônia, sexta-feira, 3 de abril de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Quarta, 14 de Setembro de 2016 - 14h18

Queimadas aumentam quase 70% em Porto Velho

Da redação


Queimadas aumentam quase 70% em Porto Velho
Os focos de queimadas aumentaram cerca de 69,30% de janeiro a setembro deste ano, se comparado com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo). No total, foram registrados 29.457 focos de calor de janeiro até 9 de setembro deste ano. No mesmo período do ano passado foram 17.399 focos registrados.
Ainda de acordo com o Prevfogo, comparando agosto deste ano, quando foram registrados 1.689 focos de calor, frente a agosto do ano passado, com 13.490, houve um aumento de 32,53%, nos fogos de calor capturados pelos satélites do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama).

No entanto, segundo o coordenador do Prevfogo, Roberto Abreu, a temporada de seca ainda continua e por isso o órgão espera ainda mais queimadas. A baixa umidade do ar, típica dos meses de setembro, é um dos principais fatores que aumenta os casos de queimadas. “Nossas equipes estão trabalhando diariamente no combate contra os focos de calor que vem aumentando e pedimos a conscientização da população, para não atear fogo, principalmente em locais onde tem florestas, o fogo se alastra e pode ficar sem controle”, afirma Roberto Abreu.

No boletim de monitoramento gerado pelo Ibama, o mês de julho foi um dos piores meses, pois comparado com o ano de 2015, as queimadas elevaram em 662,12%. Em 2015, foram registrados 735 focos de calor frente a 5.609 deste ano.

O Prevfogo combate o incêndio em áreas florestais, com unidades em Porto Velho, no assentamento Joana D’Arc, no distrito de Jacy-Paraná e em Machadinho. Para solicitar o socorro do Prevfogo em caso de incêndios florestais, pode ligar no (69) 3217-2730.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/queimadas-aumentam-quase-70-em-porto-velho)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions