Rondônia, sábado, 19 de janeiro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Quarta, 06 de Julho de 2016 - 19h45

Queimadas urbanas resultaram em 80 multas em Ji-Paraná

Da Redacao


No ano de 2015, proprietários de 80 lotes urbanos receberam multas por terem praticado queimadas em seus terrenos. Atear fogo como prática de limpeza de áreas urbanas ou rurais é crime passível de multa que pode chegar a R$ 200 mil.

Para este ano de 2016, o trabalho de combate a esta prática criminosa será intensificado com  ações de uma força tarefa formada por técnicos e fiscais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), Defesa Civil e policiais do Batalhão Militar Ambiental e Corpo de Bombeiros.

O grupo fará várias ações nos bairros da cidade com foco na fiscalização e combate às queimadas, onde os proprietários de terrenos baldios serão notificados para manter essas áreas limpas e, nos casos onde forem constatados a incidência de fogo, serão aplicadas multas.

Todos os anos, no período de estiagem das chuvas, os órgãos ambientais têm realizado campanhas de conscientização da população visando coibir a utilização do fogo. Porém, este ano, devido ao aumento no número de ocorrências desta natureza, a intenção é que haja mais ações punitivas.

Hoje pela manhã, durante coletiva de imprensa, a secretária da Semeia, Laline Garcia, a Coordenadora da Defesa Civil, Meire Zanetin, a Gerente Regional da Sedam- Unidade de Ji-Paraná, Kátia Casula, o comandante do Batalhão da Policia Ambiental, Capitão Frota e o Tenente Dos Santos do Corpo de Bombeiros, comunicaram a população que serão intensificadas as blitz repreensivas nos bairros com maior incidência de queimadas.

“Continuaremos com a realização de Pit Stop com panfletagem e com as palestras de conscientização nas escolas, nas empresas e nas associações de bairros, porém iniciaremos ações mais enérgicas. Os números dos anos anteriores mostram que não está havendo redução de casos, pelo contrário: está havendo uma incidência maior de casos de queimadas em nossa cidade, o que nos leva a atuar com maior rigor”, relatou a Secretária do Meio Ambiente, Laline Garcia.

Malefícios - As queimadas desencadeiam uma série de problemas como a redução da visibilidade nas estradas, contribuindo para aumentar o risco de acidentes; destruição da natureza e mortandade de animais; redução dos nutrientes do solo, risco de incêndios em residências; poluição do ar e  maior incidência de doenças, especialmente em crianças e idosos, como asma, conjuntivite, bronquite, irritação dos olhos e garganta, tosse constante,  alergia na pele e desordens cardiovasculares.  Quanto maior a proximidade da queimada, é maior o seu efeito à saúde. O efeito pode ir de intoxicação até a morte por asfixia, devido a inalação de grande quantidade de monóxido de carbono.

Denúncias – As denúncias podem ser realizadas pelos telefones da Secretária de Meio Ambiente (069) 3411-4204, Polícia Ambiental (069) 3423 3791 e Corpo de Bombeiro 191.

Segundo os representantes, mesmo que não haja o fragrante no momento do crime, as multas serão aplicadas tendo como base a constatação in loco dos órgãos ambientais. “Muitas pessoas acreditam que o crime configura-se apenas com o incendiário sendo identificado em flagrante. Na verdade, o próprio terreno com os vestígios da queimada torna-se suficiente para o Corpo de Bombeiros gerar o Registro Atendimento do Bombeiro (RAB)  ou para Policia Ambiental registrar o Boletim de Ocorrência Ambiental (BOA) que serão os documentos utilizados para gerar a multa”, explicou Kátia Casula da Sedam.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/queimadas-urbanas-resultaram-em-80-multas-em-ji-parana)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions