Rondônia, quarta-feira, 23 de janeiro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Segunda, 11 de Abril de 2016 - 14h47

"Recicla Rondônia" apresenta ações para implantar coleta seletiva

Da Redacao


Acontece nesta terça-feira, às 9h na Câmara Municipal de Jaru, o 2º Encontro Regional do Projeto Recicla Rondônia, que abrange os municípios de Jaru, Governador Jorge Teixeira, Theobroma e Vale do Anari.

Este encontro é promovido pela Secretaria Estadual de Assistência Social e pela Associação de Catadores do Município de Jaru e tem o objetivo de apresentar as providências que estão sendo ou serão tomadas para implementar a coleta seletiva de materiais recicláveis nos municípios, a partir das cooperativas de catadores/as desses materiais.

O “Recicla Rondônia” é um projeto estadual, possui convênio com a Secretaria Nacional de Economia Solidária, e foi iniciado em maio de 2014 com o propósito de auxiliar os municípios na destinação adequada de materiais reutilizáveis e recicláveis, e os/as catadores/as de material reciclável a se organizarem para o desempenho deste trabalho que afeta positivamente toda a coletividade.

Aqui na cidade já temos uma associação de catadores/as de materiais recicláveis, que agora precisa de apoio e recursos para bem exercer a atividade de recolher os materiais e beneficiá-los.

O município de Jaru produz aproximadamente 40 toneladas de resíduos sólidos diariamente, e a destinação final ambientalmente adequada desses resíduos é um dos maiores desafios urbanos, pois quando isso não acontece, os resíduos podem entupir bueiros, contribuindo para alagamentos, causar diversas doenças, poluir o meio ambiente, especialmente as águas, e ainda deixar a cidade suja, malcheirosa e com aspecto desagradável.

Para lidar com essa questão, surgem os aterros sanitários, que devem ser utilizados apenas para os rejeitos, sendo a reciclagem a melhor alternativa para os materiais que podem ser reaproveitados, tanto para a preservação ambiental quanto em termos de economia.

É por isso que toda a comunidade jaruense é convidada para participar desse encontro do Projeto Recicla Rondônia, pois é muito importante a contribuição da principal beneficiária nesse processo: a sociedade.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/recicla-rondonia-apresenta-acoes-para-implantar-coleta-seletiva)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions