Rondônia, sexta-feira, 19 de julho de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Quarta, 07 de Janeiro de 2015 - 15h42

Restaurantes são autuados durante blitz da vigilância sanitária

Com Extra de Rondônia


A equipe da vigilância sanitária do município de Vilhena confirmou que realizou uma blitz em todos os restaurantes e lanchonetes da cidade durante nas semanas anteriores às festas de fim de ano para saber se os empreendimentos estão respeitando às normativas estabelecidas pelo código sanitário nacional.

Segundo a agente Maria Gorete Alves Vieira, que participou da operação em conjunto com a colega de trabalho, Edvaneide da Silva Caçula, sob o comando da diretora da vigilância sanitária, Elza da Saúde, aproximadamente 30 empresas receberam a visita da equipe, que conferiu, entre outras questões, se os funcionários das empresas tinham carteirinha de saúde em dia. Os nomes das empresas não foram divulgados pelos agentes.

Ainda, segundo a agente, quatro empresas foram notificadas, pois estavam trabalhando de forma irregular. “Algumas empresas já estavam sendo monitoradas pela vigilância, e já haviam recebido notificações. Porém percebemos que os empreendimentos estão se preocupando com as condições sanitárias, e sendo rigorosos com a higiene no trato dos produtos”, disse a agente.

Maria Gorete Alves Vieira conta que percebeu uma mudança radical no comportamento dos comerciantes de um modo geral no município. Ela conta que os comércios estão se adequando às normas, e alguns que são notificados normalmente não têm conhecimento das exigências sanitárias normatizadas por lei.

Para a diretoria da Vigilância Sanitária, Elza Magalhães, a adequação sanitária dos comércios é algo positivo para todos. Ela acredita que tanto o empreendimento, quanto os clientes só têm a ganhar com isso. “Manter o local em boas condições higiênicas é uma prevenção, e também fator importante para manter uma boa clientela. Afinal de contas todos querem frequentar um local agradável e limpo”, opina.
Elza ressalta, ainda, que a missão da Vigilância Sanitária não é punir as empresas com autuações, multas e até mesmo interdições. O trabalho tem como meta regularizar as atividades das empresas no que cabe à área de abrangência do órgão, para que a população possa ser beneficiada. “Regulamentar as práticas sanitárias do comércio é de extrema importância para uma sociedade, e por isso nos empenhamos pra isso”, conta.

A diretora da Vigilância Sanitária conta que há agentes do órgão que ficam de plantão 24 horas por dia para averiguar todo o tipo de denúncia. Para Elza, a parceria com a população é primordial para o desempenho de um bom trabalho. “Pedimos a quem tiver uma denúncia, seja ela anônima ou não, para que entre em contato conosco”, comunica. O telefone de contato da Vigilância Sanitária de Vilhena é (69) 3322-1936.

CARTEIRINHA DE SAÚDE

O rigor da Vigilância sanitária em fazer com que os funcionários, e donos de restaurantes e lanchonetes da cidade mantenham as carteirinhas de saúde em dia tem um objetivo. Segundo a agente de alimentos do órgão, Maria Gorete Alves Vieira, a ideia é saber como anda a saúde de cada pessoa que tenha contato com alimentos, para evitar a proliferação de doenças contagiosas.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/restaurantes-sao-autuados-durante-blitz-da-vigilancia-sanitaria)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions