Rondônia, segunda-feira, 16 de julho de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Sábado, 03 de Agosto de 2013 - 10h02

Reunião discute implantação de programa para atendimento de famílias de pessoas com distúrbios mentais

MP-RO


O Ministério Público de Rondônia realizou nesta sexta-feira, dia 2 de agosto, uma reunião na sede da Promotoria de Justiça de Vilhena para discutir a implantação de um programa no município para atendimento de pacientes com distúrbios mentais e seus familiares.

A reunião foi coordenada pelo Promotor de Justiça Paulo Fernando Lermen e contou com a presença psicóloga Edna Frota Araújo de Souza, do MP-RO, da assistente de psicologia, Janice Loff Barlette Mendes, e representantes das Secretarias Municipais de Saúde (Semusa) e de Assistência Social (Semas) e do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS).

A proposta discutida na reunião é a criação de uma rede, com a participação de vários órgãos e com acompanhamento do Programa de Saúde da Família (PSF), para atendimento de pacientes com distúrbios mentais e seus familiares.

O programa não seria vinculado exclusivamente aos CAPs, mas a todos os órgãos públicos vinculados diretamente ou indiretamente ao problema do paciente e sua família, incluindo o Ministério Público e as Secretarias com seus respectivos profissionais.

Na reunião, foi enfatizada a necessidade de promover uma campanha de conscientização social, com palestras, oficinas, formação de multiplicadores com os agentes dos CAPs, acadêmicos e outros segmentos para atendimento desse grupo familiar. Foi ressaltado ainda que o poder público municipal precisa reestruturar o atendimento dos pacientes nas unidades de saúde, capacitando seus profissionais para atendimento especializado às pessoas com distúrbios mentais.
O programa deverá ser uma rede de assistência que, em razão da falta de pessoal, deverá oferecer, provisoriamente, material informativo com distribuição em todos os órgãos públicos; uma rede composta por CAPS, Semas, Semusa e Ministério Público, que atuarão interligados para atendimento dos pacientes com problemas psiquiátricos e seus familiares.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions