Rondônia, quarta-feira, 20 de novembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Quinta, 23 de Junho de 2016 - 13h15

Rioterra avança na seleção dos quintais amazônicos

Da Redacao


Foi realizada no último dia 21, reunião na Associação dos Pequenos Produtores Rurais da linha MA-15 - ASPALMAQUI, em Machadinho D'Oeste/RO com o objetivo de informar aos agricultores familiares sobre o processo de seleção de áreas a serem apoiadas para fins de recuperação.

Cerca de 40 pessoas participaram da reunião e puderam conhecer os benefícios que o projeto Quintais Amazônicos, apoiado financeiramente pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social/BNDES através do Fundo Amazônia, pode proporcionar.

Dentre eles o apoio à recuperação de áreas alteradas, principalmente aquelas que estão em desconformidade com as atuais leis ambientais. “Hoje os agricultores estão mais conscientes sobre as necessidades de terem suas propriedades regularizadas. Sabem que estar irregular os impede de acessar políticas públicas como as de crédito, por exemplo. Contudo, vemos que os maiores ganhos são sobre a percepção da importância de recuperar áreas como matas ciliares, devido aos problemas de escassez de água. Há uma grande mobilização para evitar que tais problemas se agravem, pois eles sabem que isso comprometerá as atividades produtivas”, falou Luiz Felipe Uchôa, técnico do setor de Geoteconologia do Centro de Estudos Rioterra.

O Centro de Estudos Rioterra apoiará com assessoria técnica, materiais e insumos aos proprietários que aderiram ao Cadastro Ambiental Rural, que possuam propriedades caracterizadas como da agricultura familiar (menores que 240 hectares) e cujos interessados concordem com os termos previstos.

“Nunca tivemos um apoio como este para trabalhar. Os benefícios são muitos e são importantes para os agricultores familiares, pois não temos condições para fazer esse tipo de adequação. Também receberemos assessoria técnica e extensão rural o que é bom não só para a regularização ambiental, mas para melhorarmos a produção”, completou o Sr. Pedro Domingos da Silva, associado da ASPALMAQUI.

Se você participar de uma associação rural situada nos municípios de Itapuã do Oeste, Cujubim ou Machadinho D’Oeste/RO e ficou interessado em participar do projeto, agende uma visita à sua associação através de uma de nossos contatos: 69-32236191 (Porto Velho); 69-32312583 (Itapuã do Oeste); 993561693 (Cujubim) ou 992872643 (Machadinho D’Oeste).


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/rioterra-avanca-na-selecao-dos-quintais-amazonicos)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions