Rondônia, sábado, 21 de julho de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Segunda, 11 de Agosto de 2008 - 16h28

RO entra para calendário de comemoração do Dia Nacional do Campo Limpo

Assessoria


Rondônia se prepara para celebrar o Dia Nacional do Campo Limpo (18 de agosto). As atividades serão realizadas pela central de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas de Cacoal (gerenciada pela ARPACRE – Associação das Revendas de Produtos Agroquímicos de Cacoal e Região), que comemora a data pelo terceiro ano consecutivo. No dia 22 de agosto (sexta-feira), a unidade abrirá suas portas para a comunidade e estudantes das escolas locais. Na ocasião, os participantes conhecerão o funcionamento do sistema de destinação final de embalagens vazias de defensivos agrícolas.

As comemorações do Dia Nacional do Campo Limpo acontecem desde 2005. As atividades também celebrarão os ótimos índices do sistema de destinação final de embalagens vazias conquistados por Rondônia. Nos primeiros sete meses deste ano, o Estado foi responsável pela destinação (reciclagem ou incineração) de 35,2 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas, um crescimento de 60,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Neste ano, 106 centrais em todo o Brasil realizarão ações para festejar o Dia Nacional do Campo Limpo. A comemoração é uma iniciativa do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) e conta com o apoio da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV) e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). É realizado pelas centrais de recebimento de embalagens vazias. As empresas fabricantes de produtos fitossanitários associadas ao inpEV também apóiam e participam ativamente das comemorações por todo o Brasil, assim como prefeituras, governos e diversos parceiros locais.

Dia Nacional do Campo Limpo entra para o calendário oficial brasileiro

Comemorado pela primeira vez este ano como data oficial do calendário brasileiro, o Dia Nacional do Campo Limpo (18 de agosto) deve reunir cerca de 95 mil pessoas em 24 Estados do Brasil. O dia, criado em 2005 por iniciativa do inpEV, foi institucionalizado por meio da Lei nº 11.657/2008, cujo projeto foi elaborado pelo senador Jonas Pinheiro, falecido em fevereiro passado.

“A institucionalização do Dia Nacional do Campo Limpo como data do calendário oficial brasileiro é uma grande vitória de toda a cadeia produtiva agrícola, pois cada elo dessa cadeia tem sua parcela de contribuição para o sucesso do sistema de destinação final de embalagens vazias de fitossanitários no país”, comemora o diretor-presidente do instituto, João Cesar Rando.

Para celebrar a data, serão realizadas atividades durante toda a semana de 18 de agosto e, no dia 22 (sexta-feira), 90 centrais estarão com suas portas abertas para a comunidade. Nessa ocasião, as unidades promoverão, nas suas instalações, atividades educativas para seus visitantes, como estudantes de escolas locais, universidades, agricultores, agrônomos e autoridades. “Queremos desenvolver, principalmente nas futuras gerações de agricultores, os conceitos de conservação e preservação ambiental e a consciência para o campo limpo”, destaca João Cesar Rando.

Desde sua criação, o Dia Nacional do Campo Limpo já atingiu 125 mil pessoas em todo o país. Em 2007, mais de 76 mil pessoas foram envolvidas nas ações do Dia Nacional do Campo Limpo, realizadas por 93 centrais de recebimento de embalagens vazias, de 21 Estados brasileiros.

Resultados nacionais: 14,5 mil toneladas no destino certo nos primeiros sete meses do ano

De janeiro a julho deste ano, as unidades de recebimento de embalagens de defensivos agrícolas de todo o Brasil encaminharam para reciclagem ou incineração 14,5 mil toneladas de recipientes. Esse volume representa um crescimento de 8,8% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram destinadas 13,3 mil toneladas. Apenas em julho, 2,4 mil t foram retiradas do meio ambiente.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions