Rondoniagora.com

Rondônia, 02 de Outubro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Cidades

RO entra para calendário de comemoração do Dia Nacional do Campo Limpo

Segunda-feira, 11 Agosto de 2008 - 16:28 | Assessoria


Rondônia se prepara para celebrar o Dia Nacional do Campo Limpo (18 de agosto). As atividades serão realizadas pela central de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas de Cacoal (gerenciada pela ARPACRE – Associação das Revendas de Produtos Agroquímicos de Cacoal e Região), que comemora a data pelo terceiro ano consecutivo. No dia 22 de agosto (sexta-feira), a unidade abrirá suas portas para a comunidade e estudantes das escolas locais. Na ocasião, os participantes conhecerão o funcionamento do sistema de destinação final de embalagens vazias de defensivos agrícolas.

Dia Nacional do Campo Limpo entra para o calendário oficial brasileiro

Neste ano, 106 centrais em todo o Brasil realizarão ações para festejar o Dia Nacional do Campo Limpo. A comemoração é uma iniciativa do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) e conta com o apoio da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV) e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). É realizado pelas centrais de recebimento de embalagens vazias. As empresas fabricantes de produtos fitossanitários associadas ao inpEV também apóiam e participam ativamente das comemorações por todo o Brasil, assim como prefeituras, governos e diversos parceiros locais.

Dia Nacional do Campo Limpo entra para o calendário oficial brasileiro

Comemorado pela primeira vez este ano como data oficial do calendário brasileiro, o Dia Nacional do Campo Limpo (18 de agosto) deve reunir cerca de 95 mil pessoas em 24 Estados do Brasil. O dia, criado em 2005 por iniciativa do inpEV, foi institucionalizado por meio da Lei nº 11.657/2008, cujo projeto foi elaborado pelo senador Jonas Pinheiro, falecido em fevereiro passado.

“A institucionalização do Dia Nacional do Campo Limpo como data do calendário oficial brasileiro é uma grande vitória de toda a cadeia produtiva agrícola, pois cada elo dessa cadeia tem sua parcela de contribuição para o sucesso do sistema de destinação final de embalagens vazias de fitossanitários no país”, comemora o diretor-presidente do instituto, João Cesar Rando.

Para celebrar a data, serão realizadas atividades durante toda a semana de 18 de agosto e, no dia 22 (sexta-feira), 90 centrais estarão com suas portas abertas para a comunidade. Nessa ocasião, as unidades promoverão, nas suas instalações, atividades educativas para seus visitantes, como estudantes de escolas locais, universidades, agricultores, agrônomos e autoridades. “Queremos desenvolver, principalmente nas futuras gerações de agricultores, os conceitos de conservação e preservação ambiental e a consciência para o campo limpo”, destaca João Cesar Rando.

Desde sua criação, o Dia Nacional do Campo Limpo já atingiu 125 mil pessoas em todo o país. Em 2007, mais de 76 mil pessoas foram envolvidas nas ações do Dia Nacional do Campo Limpo, realizadas por 93 centrais de recebimento de embalagens vazias, de 21 Estados brasileiros.

Resultados nacionais: 14,5 mil toneladas no destino certo nos primeiros sete meses do ano

De janeiro a julho deste ano, as unidades de recebimento de embalagens de defensivos agrícolas de todo o Brasil encaminharam para reciclagem ou incineração 14,5 mil toneladas de recipientes. Esse volume representa um crescimento de 8,8% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram destinadas 13,3 mil toneladas. Apenas em julho, 2,4 mil t foram retiradas do meio ambiente.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News